ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

segunda-feira, 25 de março de 2013

NÃO CONSIGO PERDOAR



         Por que temos dificuldade de perdoar? Porque esquecemos o quanto fomos perdoados! Focamos no nosso ego e ignoramos a nossa culpa perante Deus.

         Talvez um simples exercício nos ajude a entender porque devemos perdoar sempre: A ofensa é proporcional à dignidade do ofendido. Ou seja, ofender um cachorro é uma coisa, ofender sua própria mãe é algo mais grave. Se eu acho que minha dignidade é grande, logo, não vou perdoar com tanta facilidade.

         Mas qual é o tamanho da dignidade de Deus? Infinita! Eterna! Quando entendemos o pecado como uma ofensa a Deus e, reconhecemos Sua eterna dignidade, fica mais fácil entender porque o salário do pecado é a morte eterna (Rm 6:23).

         E o que Ele fez com as nossas ofensas? (Vale a pena calcular agora o número de pecado/ofensa que você já cometeu contra Deus por toda a sua vida e multiplicar pela dignidade de Deus; e assim você chegará ao tamanho da sua dívida para com Ele).

Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida... Ele a removeu, pregando-a na cruz... (Cl 2:13-14)

         Enquanto respiramos vingança e amargura, Deus perdoou nossas ofensas, entregando Seu Único Filho para pagar por elas, nos livrando assim da morte eterna (Jo 3:16).

         Quando pensamos sob essa perspectiva, fica mais fácil perdoar. Para aqueles que já receberam o perdão em Cristo, vale lembrar duas verdades:

         - NÓS NUNCA PERDOAREMOS MAIS DO QUE FOMOS PERDOADOS.

   - NOSSA CAPACIDADE DE PERDOAR REFLETE O QUANTO ENTENDEMOS O PERDÃO QUE RECEBEMOS.

“... perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Cl 3:13)

Pr. Ricardo

quarta-feira, 20 de março de 2013

NOSSO SUPREMO PONTÍFICE



            Nessa semana o mundo todo acompanhou a escolha no novo papa, o chefe da igreja católica. Mas o que a Bíblia diz sobre isso?

            O texto de Mateus 16:18 é usado para defender o estabelecimento do papado, onde se prega que Jesus instituiu Pedro como primeiro papa:

“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...”

            A questão é: a que Jesus se referia ao dizer sobre essa pedra edificarei a minha igreja? A pessoa de Pedro, ou sua afirmação no verso 16?

Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".

            Cremos que a igreja de Cristo é edificada sobre a afirmação que Jesus é o Cristo, o Salvador esperado, e não sobre um homem. Aliás, o próprio Pedro afirma que Jesus é a “pedra” sobre a qual a igreja é construída:

Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.
Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". (At 4:11-12, cf. I Pd 2:4-8)

            E ainda, o papa tem o título de “Supremo Pontífice”, ou supremo “fazedor de pontes”, entre Deus e os homens. Ora, a Bíblia diz que existe apenas uma ponte entre Deus e os homens, Jesus:

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. (I Tm 2:5-6)
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (Jo 14:6)

            Concluímos então, que Jesus Cristo é o nosso Supremo Pontífice, não eleito por um conclave nessa semana, mas por Deus desde os tempos eternos; não anunciado por uma fumaça de chaminé, mas por uma cruz e um túmulo vazio (Ef 1:4-12)!
Pr. Ricardo

terça-feira, 12 de março de 2013

FRUSTRADO POR NÃO PODER MUDAR PESSOAS



     Você já se sentiu frustrado por não conseguir mudar a atitude de uma pessoa? Como cristãos, ficamos ainda mais angustiados quando alguém rejeita o evangelho. Temos vontade de abrir a cabeça da pessoa e enfiar a verdade lá dentro. Eu mesmo já conversei com alguns que reconhecem estar errados, mas preferem permanecer no erro.

         Isso nos ensina algumas coisas:

         Primeiro, mudar o coração de alguém não é nosso papel, é de Deus! Nossa função é tão somente pregar o que a Bíblia diz e deixar os resultados com Deus:

“Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.
Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,
para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.”
(II Tm 2:24-26)

         Porque se fosse nosso argumento que convencesse as pessoas, a glória (mérito) seria nossa! Sabemos que toda glória é sempre de Deus!

         Segundo, devemos tomar cuidado para não ser a pessoa que resiste a mudança proposta pelo evangelho. Por isso temos que atentar para que nossa consciência não fique insensível (cauterizada):

“... nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada...” (I Tm 4:1-2)

         Por isso sempre descanse e dependa de Deus!

Pr. Ricardo

segunda-feira, 4 de março de 2013

MINHAS ROUPAS E DEUS



         Toda vez que alguém se atreve a falar de roupa na igreja, alguém já grita: LEGALISMO! Ou seja, uma regra criada pelo homem para alcançar o favor de Deus (Ef 2:8-10).

            Mas vamos olhar a Bíblia e responder uma pergunta: a forma como você se veste, transmite uma mensagem? Eu creio que sim! Por exemplo, eu não gosto muito de usar gravata na igreja, pois passa uma ideia de formalidade, algo frio e elitizado. Mas em alguns eventos, creio que ela é necessária. Isso é uma opinião pessoal e cultural. Existem outras mensagens que transmitimos com nossas roupas, como luto, rebeldia, relaxo, gosto musical e até valores morais. Queira ou não, sua roupa transmite algo. Por isso a Bíblia diz:

“Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras...” (I Tm 2:9)

            Modestamente significa com humildade e reverência. Decência traz a ideia de algo que não seja vergonhoso. E discrição tem o sentido de não chamar a atenção para si. Não existe uma lista de roupas que podem ou não podem. Existe um padrão pelo qual você deve escolher suas roupas: é reverente? É decente? É discreto?

            Eu creio que o principal problema na maneira de se vestir é a sensualidade. Isso se aplica principalmente às mulheres, uma vez que os homens são seduzidos pelo olhar (Mt 5:28), apesar de não isentá-los desse cuidado.

Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.
Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. (I Ts 4:4-6)

            Creio que a melhor forma de se prevenir isso é com a ajuda dos próprios homens da sua família. Os pais devem alertar suas filhas e os maridos tomar conta de suas esposas.

             O que deve chamar mais atenção em um cristão são suas atitudes e não suas roupas, acessórios ou o seu próprio corpo.

“se vistam... com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus. (I Tm 2:10)

            Homens e mulheres devem se preocupar em agradar a Deus até mesmo com suas roupas (I Co 10:31). Que mensagem você está transmitindo com a roupa com a qual está vestido agora?

Pr. Ricardo