ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 30 de abril de 2013

O AMOR SE PREGA AMANDO




             Havia um casal de índios Kaiowás em uma aldeia no Paraguai. Os dois eram alcoólatras. Tiveram uma filhinha, mas por causa do vício, a entregaram para uma tia; mas ela maltratava a pequena criança. Então, quando a garotinha tinha apenas 10 anos, sua tia a deu para um homem de 40 anos, para lhe servir de esposa.

            Quem me contou essa história foi a missionária Ingrid, que trabalha com o povo Kaiowá. Basicamente, seu trabalho é lutar contra fazendeiros e políticos corruptos que roubam as terras dos índios, e salvar crianças indígenas dos seus pais alcoólatras. Pregar o evangelho? Bem, ela faz bem mais do que isso, ela vive o evangelho!

            Quando ela fala de um Deus de amor, os índios a ouvem, pois a veem os amando. Quando ela conta a incrível história de que Deus deixou Sua glória, para viver entre os homens para salvá-los, eles acreditam, pois veem uma branca, que deixou o conforto de seu lar para ajudar a salvar o povo Kaiowá! Eles entendem que Jesus foi morto na cruz por causa da maldade do homem, pois veem na Ingrid, alguém que é ameaçada de morte por causa da maldade de um fazendeiro. E melhor, entendem a esperança da vida eterna em Cristo, pois essa esperança é grande o suficiente, para uma mulher sozinha dedicar sua vida para que os índios Kaiowás tenham essa esperança.

            Minha reflexão é: será que eles me ouviriam? Será que apenas um discurso quase decorado sem uma demonstração em minha vida, seria capaz de convencer um índio (e eles são conhecidos por sua grande desconfiança)! Se eu não amo as pessoas, não posso pregar o amor de Deus!

            Não precisamos ir até uma aldeia para viver esse amor. No meu trabalho, classe ou família, posso demonstrar em atitudes inesperadas, o amor sacrificial de Cristo. Só assim as pessoas ouvirão a mensagem que eu prego.

            Hoje, aquela garotinha é uma crente em Cristo Jesus. Quando os vizinhos ficaram sabendo que aquele homem tinha uma esposa de 10 anos, logo chamaram a missionária Ingrid, que a resgatou. Por isso não foi difícil ela entender que Cristo a resgatou das garras do Diabo!

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.  Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. (I Jo 3:16,18)

Pr. Ricardo

A PACIÊNCIA QUE SALVA


           Odeio esperar! Ligo o computador e não fico esperando ele ligar, vou fazer outra coisa. Só entro na fila do banco se for a última alternativa. Aqueles 59 segundos do farol vermelho parecem 1 hora.  Bato no fundo da ampulheta para o tempo passar mais rápido no jogo IMAGEM E AÇÃO (essa os jovens da nossa igreja sabem bem).

         Mas quem não é assim? Somos a geração microondas. Agora, para os internautas, estamos finalmente entrando na era da velocidade 4G (anos depois dos países de 1º. mundo, mas isso também é impaciência). Tudo deve ser rápido.

         O problema é quando queremos que Deus entre nessa nossa exigência! Se temos alguma vantagem em sermos cristãos, queremos usufruir dessas vantagens AGORA! Não temos paciência de esperar. É por essa motivação, que muitos caem nas armadilhas da maligna teologia da prosperidade, que promete bênçãos aqui e agora.

         Contudo, a bênção completa do crente está na volta de Cristo. E faz dois mil anos que a estamos esperando! E então, vamos ficar impacientes? Não!

O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. (2Pe 3:9)

         Jesus não voltou não porque esteja atrasado ou impossibilitado de voltar. Mas isso é uma demonstração de graça e amor, pois Ele sabe que quando voltar, não haverá mais chance para o perdido! Logo, Ele dará o máximo de tempo possível para o arrependimento (cf Lc 13:6-9). Você não O agradece por Ele ter dado tempo a você?

         A melhor forma de esperarmos a volta de Cristo é nos preparando para o encontro com Ele, e anunciando Sua volta àqueles que não O esperam.

Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis. (2Pe 3:14)

terça-feira, 16 de abril de 2013

QUEM DISSE QUE É ERRADO?




       Assistimos essa semana a mídia exaltar mais um artista assumindo em público sua homossexualidade. Após terminar seu segundo casamento heterossexual em janeiro desse ano, nem três meses depois, já está casada novamente, agora, com alguém do mesmo sexo.

         O que mais chamou minha atenção, no entanto, foi o questionamento que ela faz à sociedade: “se isso é importante pra mim... por que não viver isso? Qual é a questão?”

         E eu creio que ela tem razão! Quem disse que ela está errada? “A Bíblia”, alguém pode dizer. Mas se ela não crê na Bíblia como manual do que é certo ou errado, o que sobra?

         Essa é a questão: a falta de padrão! No mundo sem Deus (segundo a Bíblia), cada um faz o que quer! É como um jogo de futebol sem regras! Uma bagunça!

         Alguém pode dizer: “mas existem as leis”! Mas eu respondo: primeiro, não são cumpridas; segundo, são criadas e modificadas segundo o desejo da sociedade. Por exemplo, algum tempo atrás, o adultério era crime, hoje é virtude!

         Por isso, tudo é uma questão de escolha. Você pode crer em Deus e em Sua Palavra (Bíblia), fazendo dela seu padrão do que é certo ou errado; ou simplesmente ignorá-la, e viver segundo o padrão do mundo, ou seja, sem padrão nenhum do correto ou incorreto.

         Claro que, decidir por ignorar a Palavra de Deus não a anula. Crendo ou não, ela se cumprirá. E quem decidir segui-la, será banalizado pela sociedade sem lei, como é o caso de quem se manifestar contra a decisão dessa artista.

Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos. (I Pd 4:4-5)

         Quem diz o que é certo ou errado na sua vida?


Pr. Ricardo

terça-feira, 9 de abril de 2013

CULPA DE QUEM?


        Culpa do Diabo, do contexto social, do governo, de Deus ou “da mulher que tu me deste”. Você já culpou alguém por um pecado que cometeu? Já amaldiçoou Adão por ter deixado o pecado entrar na humanidade? Ou até questionou se Deus não é o responsável pela maldade ter penetrado e pervertido a criação?

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 
(Tg 1:13)

         Então talvez a culpa seja do Diabo! Também não! O Diabo só é o maior interessado em que pequemos; por isso, ele cria situações para cairmos. É como uma empresa comercial, que faz de tudo para ter o seu dinheiro, e por isso oferece produtos como se eles fossem essenciais à sua vida! Se você, dominado pelo seu consumismo (desejo), compra o produto e faz uma dívida, de quem é a culpa? Da empresa que ofereceu o produto ou sua porque comprou?

         Da mesma forma, o Diabo (empresa comercial) está interessado em sua vida (dinheiro) para destruí-la (Jo 10:10), e por isso oferece o mundo (prazer, bens e soberba- I Jo 2:16)! Se você é dominado pelos seus desejos pecaminosos, “compra” o mundo pagando com sua própria pureza, família, relacionamentos e vida. E de quem é a culpa? Do Diabo que ofereceu ou sua porque aceitou?

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. (Tg 1:14)

         Lembre-se, colocar a culpa no Diabo, em Deus ou em outra pessoa, é tão antigo quanto o jardim do Éden (Gn 3:8-13). O melhor a fazer é assumir o seu erro, e confessar seu pecado a Deus (Sl 51), confiando no perdão em Jesus Cristo (I Jo 1:9) e dependendo dEle para não cair na tentação (Mt 6:13Jo 15:5)!


Pr. Ricardo


segunda-feira, 1 de abril de 2013

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM, MAS A GRAÇA DIGNIFICA A DEUS

   

          O velho ditado “o trabalho dignifica o homem” (não é um versículo bíblico), significa que o homem que trabalha, consegue seu sustento, não depende dos outros, não é um preguiçoso, e luta por aquilo que precisa e quer, é digno de elogio, respeito, louvor e glória (mérito). 
 
         Por isso temos dificuldades de aceitar ajuda, como uma carona, um conselho ou uma “força” para carregar algo pesado. Pois aceitar a ajuda, é reconhecer que você não consegue fazer aquilo sozinho. E se alguém lhe ajuda, você é obrigado a dividir sua dignidade com outro. E tudo isso afeta nosso orgulho!

         Talvez seja por isso que temos dificuldade de entender a salvação pela graça (literalmente de graça para nós). E por que ela é pela graça?

"Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". (Mc 10:27).

“... o que o homem poderia dar em troca de sua alma? (Mc 8:37).

         Na Páscoa, celebramos nossa salvação por aquilo que Jesus fez, e que não poderíamos fazer: nos salvar! A nossa parte é simplesmente reconhecer nossa total dependência de Deus!

         As falsas religiões pregam que você deve fazer por merecer. Nesse caso, o esforço humano o dignifica a ser salvo, e o louvor e a glória serão do homem.

         Mas na salvação pela graça, por meio da obra (esforço e trabalho) de Cristo, somente Ele é digno de toda honra, glória e louvor!

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2:8-9)

                   Como é sua “religião”? Ela dignifica a quem?

Pr. Ricardo