ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 25 de junho de 2013

A BASE DO CASAMENTO É A ALIANÇA E NÃO O SENTIMENTO...


A ONDA DE PROTESTOS ATUAIS E A BÍBLIA


          Tenho entendido que o principal motivo das manifestações que vemos nos nossos dias, é a revolta contra a corrupção acumulada em tantos governos. Não vejo algo político partidário (um partido contra outro), mas o povo contra um sistema corrupto. Baseado nesse entendimento, vemos que a Bíblia mostra que esses protestos eram inevitáveis:

Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato. (Pv 28:2)

Os que abandonam a lei elogiam os ímpios, mas os que obedecem à lei lutam contra eles. (Pv 28:4)

Quando os justos triunfam, há prosperidade geral, mas, quando os ímpios sobem ao poder, os homens tratam de esconder-se. (Pv 28:12)

Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme. (Pv 29:2)

O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína. (Pv 29:4)

         Infelizmente, com o passar dos dias, o vandalismo e a violência têm crescido, o que prejudica o real motivo dos protestos.

Os zombadores agitam a cidade, mas os sábios a apaziguam. (Pv 29:8)

O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados. (Pv 29:22)

         Alguns perguntam se um crente deveria participar dos protestos. A verdade é que cada um deve avaliar sua própria participação, sempre com a motivação de ser exemplo de cidadão, mais do que desse país, cidadão do céu.

Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo... (Fp 1:27)

         Mas de fato, a melhor participação é através da oração:

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. (I Tm 2:1-4)

         Lembrando sempre que nossa esperança não está em uma solução de homens, mas sim que estes se submetam à vontade de Deus.

Muitos desejam os favores do governante, mas é do Senhor que procede a justiça. (Pv 29:26)

COMO É FELIZ A NAÇÃO QUE TEM O SENHOR COMO DEUS... 
(Sl 33:12)

Pr. Ricardo

terça-feira, 18 de junho de 2013

DEUS NÃO PRECISA DO SEU CONSELHO


          Uma das coisas que mais me irrita no trânsito, é quando alguém começa a dar “pitacos” em como devo dirigir. “Acelera! Cuidado! Olha o carro! Estacione aqui! Por que você não parou ali? Eu conheço um caminho melhor.”

            Hoje eu entendo que minha irritação vem do meu orgulho. Quando alguém fica falando como eu devo dirigir, está indiretamente dizendo que eu não dirijo bem, e isso afeta diretamente meu ego!

            Mas é interessante como fazemos exatamente o mesmo com Deus! Damos várias sugestões de como Ele deveria guiar as nossas vidas. Fazemos isso através de orações, onde usamos a expressão “em nome de Jesus” como chave mágica para que Deus faça o que estamos pedindo (ou mandando); através de murmuração sobre nossa vida atual; ou até mesmo quando “não brincamos mais” de ir a igreja ou servir no ministério até que nossa vontade seja feita.

            Eu reconheço que não sou bom motorista, por isso, as sugestões que me irritam enquanto eu dirijo são justificáveis. Mas sugerir algo a Deus? É algo bem ilógico quando refletimos sobre as nossas limitações e a eterna sabedoria dEle.

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. 
(Is 55:8-9)

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!
"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? "
"Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? "
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.
(Rm 11:33-36)

            A melhor atitude que podemos ter é descansar no banco do passageiro, deixando Deus escolher o melhor caminho, até chegarmos ao nosso destino, a vida eterna!


Pr. Ricardo

terça-feira, 11 de junho de 2013

TER FILHO X SER PAI



             Existe uma frase circulando na internet que diz mais ou menos assim: “ter um filho, qualquer um consegue, educar um filho, é apenas para pais de verdade”. Isso é fato. Quantas pessoas têm filhos, sem antes pensar no alto investimento necessário para educá-las (dinheiro, tempo e paciência). O resultado são crianças crescendo sem educação, imaturas.

            A mesma realidade se repete no contexto cristão. Igrejas se preocupam em apenas abrir novas igrejas, sem investirem na formação bíblica de um líder e da própria congregação.

            Mas como essa nova igreja cresce? Imatura! Porque não foram orientadas biblicamente até terem convicções sólidas na Palavra, e porque não foi colocado um líder qualificado (com as qualificações de I Tm 3 e Tt 1). São essas igrejas que defendem práticas anti- bíblicas no casamento e na liderança eclesiástica. Ou seja, abrir uma igreja é “fácil”, conduzi-la à maturidade é para igrejas de verdade.

            Na viagem dessa semana, ouvi de um pastor algo que me deixou chocado. Conversando sobre as condições das igrejas no norte de Minas, ele me disse: “pastor, você precisa entender que só aprendemos como deve ser a igreja, segundo a Bíblia, há poucos anos, com a chegada do “Pregue a Palavra””. Minha conclusão é que missionários fizeram um excelente trabalho abrindo igrejas naquela região, mas um péssimo investimento no discipulado. É como um homem libertino, que tem filhos por onde vai, mas não educa nenhum deles.

            Isso começa individualmente. Como cristãos, somos chamados a evangelizar! Mas mais do que isso, precisamos discipular (educar) aqueles que querem ter Jesus como Senhor de suas vidas. Isso acontece através do estudo bíblico, oração e relacionamento informal! Você pode fazer isso marcando um horário para estudar a Bíblia e orar com alguém. Não importa o tempo, mas sim o investimento. Você discipula alguém?

            Faça discípulos e não frequentadores de igreja!

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações... ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mt 28:19-20)

Pr. Ricardo