ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

UMA REFLEXÃO BÍBLICA SOBRE FÉRIAS


              Você já ouviu alguém dizer com orgulho que não tirou férias nos últimos anos? Alguns dizem isso para mostrar que são resistentes e trabalhadores. Já ouvi de missionários que não tiram férias para não perder tempo, e que só descansarão na eternidade! Parece bem espiritual.

            Mas será que decidir não tirar um tempo de descanso semanal ou anual é mesmo correto aos olhos de Deus?

No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação. (Gn 2:2-3).

            O texto diz que o próprio Deus descansou de suas obras no sétimo dia. Sabemos que Ele não se cansa, por isso podemos concluir que isso significa que Ele usufruiu da obra que havia feito. O que Seu exemplo nos ensina?

"Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.
Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.           
(Ex 20:8-11).

            Não quero entrar no mérito se devemos guardar o sábado como os judeus faziam ou não (Cl 2:16-17; Mt 11:28-30), porém, será que existe algum princípio para nós nessa lei?

            Eu creio que o princípio do descanso é um deles (não vou discutir aqui os outros). Deus, nosso Criador, sabe que sem descanso nosso corpo fica doente. Estresse, estafa, depressão, cansaço excessivo, perda de memória entre outros, são consequências da falta do descanso. Isso nos prejudica no trabalho, inclusive no serviço a Deus.

            Além do descanso físico, as férias nos dão oportunidade de investirmos em nossa família! Tenho visto esposas e filhos sofrendo porque o homem da casa não quer tirar folga! Meus melhores momentos em família aconteceram nas férias!

            Por isso creio que a Palavra de Deus nos alerta: PARE de vez em quando. Descanse! Salomão, um dos homens mais sábios que viveu nesse mundo, observou que o descansar e desfrutar dos frutos de seu trabalho, é um presente de Deus a todos os homens!

Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus. (Ec 3:13, cf 2:24; 3:22; 5:18-20; 8:15; 9:7).

            Mas e quem não consegue tirar férias por questões financeiras? A lei trabalhista (CLT) do nosso país obriga o trabalhador registrado a tirar no mínimo 20 dias de férias por ano. Quem trabalha por conta (autônomo) pode se esforçar e planejar alguns dias de folga. Não precisa ser um mês! Mas alguns dias de descanso com a família só é impossível para quem não se esforça, por não achar isso tão importante. Férias não quer dizer viagens caras, mas pode ser um dia no parque fazendo piquenique, com sanduíche de patê de atum, sem hora para acabar.

            É claro que esse descanso pode se tornar um ídolo, quando o priorizamos acima de Deus. Isso acontece quando investimos mais tempo e dinheiro para descansar do que no Reino dEle. Esse seria o outro extremo.

            Por último, o tempo reservado para nosso descanso é uma forma de lembrarmos da vida eterna que teremos em Cristo, onde vamos descansar desse mundo marcado pelo pecado e suas consequências. Estou certo de que “a guarda do sábado”, começando no sétimo dia da criação, aponta para essa verdade!

Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;
pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência. 
(Hb 4:9-11).

            Férias: Um momento de desfrutar dos frutos do trabalho dado por Deus, renovar as forças, curtir a família e lembrar da eternidade que nos espera em Cristo! Depois dessa reflexão, vou colocá-la em prática! Até outubro!


Pr. Ricardo