ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PODE DEUS MANDAR PESSOAS PARA O INFERNO E CONTINUAR SENDO BOM?




Pedro é um homem orgulhoso que vive em uma pequena cidade. Ele cometeu um crime, e por isso, foi condenado pelo juiz a pagar uma grande quantia de dinheiro como fiança ou passar o resto da vida na prisão.

            Como o juiz é bem amigo de Pedro, se ofereceu para pagar a fiança, mas ele, por causa do seu orgulho, não aceitou sua ajuda, e por isso foi preso.

            Na prisão, Pedro vive comentando com o outros que o juiz é muito severo e mau por causa da condenação que recebeu.

            Percebe como Pedro não enxerga a bondade do juiz por causa do seu orgulho? O mesmo acontece com Deus. Ele é o justo juiz que condena todo aquele que comete pecado:

Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

(I Jo 3:4)

Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. (Ap 20:12)

... pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3:23)

Pois o salário do pecado é a morte... (Rm 6:23)

Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

(Ap 20:15)

            A condenação para o pecado é a morte. Mas nosso juiz (Deus) nos ama, e se ofereceu para sofrer a condenação do nosso pecado em nosso lugar, por meio do Seu próprio Filho.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16)

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Rm 5:8)

... mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 6:23)

            A grande questão é se aceitamos a ajuda de Deus, e somos libertos da condenação do pecado, ou, por causa do nosso orgulho, recusamos Sua ajuda e permanecemos condenados.

Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. (Jo 3:17-18)

Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. (I Jo 5:12)

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele (Dt 30:19-20)

            Observe que a condenação ao inferno não afeta a bondade de Deus, mas mostra o orgulho do homem.
Pr. Ricardo

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SEM AMOR NÃO DÁ- Por que as pessoas deixam de servir na igreja?



Roberto era um crente exemplar. Não faltava em nenhuma programação da igreja. Estava envolvido em todos os ministérios possíveis. Além disso, era um bom conhecedor da Bíblia e por isso estava envolvido na área de ensino. Ajudava os irmãos, não importa o preço a ser pago por isso.

         Mas um dia tudo isso acabou. Alguém criticou o trabalho de Roberto, e aquilo o machucou muito. Frustrado por seu esforço não ser reconhecido, e por ter pouco apoio do seu pastor, ele abandonou a igreja.

         Você conhece alguém como Roberto? Você já agiu como ele? Sentiu como se seu trabalho não tivesse sido reconhecido, foi criticado ou não te elogiaram o bastante, então você se afastou?

         Acho que todos nós lutamos com isso. O problema é o nosso orgulho!

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (I Co 13:4-7- grifo meu)

         A Bíblia nos ensina que devemos servir com amor e não por orgulho! Quando trabalho com uma motivação que não seja amor, é inútil! Posso impressionar as pessoas, mas não a Deus!

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. (I Co 13:1)

         Falar em línguas era o dom mais impressionante e valorizado na igreja de Corinto! Todos os crentes queriam tê-lo. Mas Paulo mostra no capítulo 14 que é o dom mais inútil na igreja, pois não serve para a edificação dos irmãos. Ou seja, eles queriam o que lhes daria mais status, por orgulho, e não o que lhes daria mais relevância, amor aos irmãos.

Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. (II Co 13:2)

         Mesmo que fosse possível conhecer os mais profundos mistérios de Deus e de Sua Palavra, se isso não fosse para ajudar o próximo, seria inútil! Aliás, muitas vezes o conhecimento é motivo de orgulho (cf I Co 8:1)!

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. (I Co 13:3)

         Até aqueles que doam tudo o que têm aos necessitados, se fizerem isso para “se mostrar”, doam inutilmente!

         O maior exemplo de servir por amor foi Jesus Cristo, que deixou Sua glória, e sendo Deus, serviu aos homens morrendo em uma cruz por seus pecados. E como o homem O trata? Como nós O tratamos?

         Por que morrer por aqueles que O rejeitaram? Por amor.

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Rm 5:8)

         Sirva por amor. Não dependa de reações pra isso. Só assim você vai de fato servir.

Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. (I Co 13:13)

Pr. Ricardo

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

EGOÍSMO... MOTIVO PELO QUAL UM "CRISTÃO" NÃO FREQUENTA A IGREJA


                São vários os motivos que levam alguns cristãos a deixarem de frequentar uma igreja. Alguns, até parecem legítimos, como pastores enganadores, igrejas bagunçadas e marcadas por escândalos etc.

            Mas por mais que seja um motivo legítimo, nada impede que o cristão frustrado busque uma outra igreja segundo os padrões bíblicos. Mas o que acontece é que quando ele se acha sem igreja, fica em uma situação confortável e decide permanecer assim, e usa diversas desculpas “espirituais” e filosóficas para justificar sua situação.

              SER MEMBRO DE UMA IGREJA É DESCONFORTÁVEL, POIS...

            PRECISO ME SUBMETER A UMA LIDERANÇA. Essa é uma das razões citadas pelos “sem igreja”. Para eles, ninguém deveria mandar na igreja. Todo mundo é igual, logo, todo mundo manda. Esquecem que a liderança foi estabelecida pelo próprio Deus em Sua Palavra para efeito de organização; pois vemos no próprio exemplo de Israel que quando ficou sem líder, viveu um dos seus piores momentos na história:

Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo. 
(Jz 21:25)

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. 
(Hb 13:17, cf I Ts 5:12-13)

            PRECISO PERDOAR AS FALHAS DE UM IRMÃO E AJUDÁ-LO A CRESCER. A hipocrisia também é um dos motivos que os “sem igreja” citam como justificativa para sua decisão. Para eles, o fato de haver pecadores na igreja mostra que ela é ineficaz. É mais fácil abandoná-la do que esforçar para melhorá-la.

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.  (Ef 4:2-3; 32)

Vivam em paz uns com os outros.
Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.
Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. (I Ts 5:13-15)

... o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. (Ef 4:16)

            COMO MEMBRO DO CORPO DE CRISTO, PRECISO ME ENVOLVER E TRABALHAR PARA MANTÊ-LO SAUDÁVEL. É mais fácil ser um “esquenta banco” do que me responsabilizar por um ministério. É mais fácil criticar do que me expor à crítica de outros. Ser um membro do corpo de Cristo é me comprometer a servi-Lo na igreja. E servir desafia meu orgulho.

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. (I Co 12:12)

Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. (Ef 4:12- NTLH)

E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. 

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. (Hb 10:24-25)


            Creio que existem outros motivos, mas já é possível entender com o que foi citado aqui. É mais fácil “adorar” a Deus do meu jeito, dependendo de mim mesmo, do que adorar do jeito dEle dependendo dEle. Ser membro atuante de uma igreja desafia meu orgulho e egoísmo.

            Mas graças a Deus pela Sua igreja! Pois por meio dela percebemos o Seu cuidado, e vivemos o privilégio de ser parte de Sua família!

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.  
(At 2:42-47)

Pr. Ricardo