ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 19 de agosto de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS MÁS NOTÍCIAS DA SEMANA PASSADA



Podemos dizer que essa semana foi de más notícias. A primeira, na segunda-feira, soubemos do suicídio do ator americano Robin Willians. Na quarta-feira, todos acompanharam a tragédia do acidente aéreo que matou o candidato à presidência Eduardo Campos.

É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! 
(Eclesiastes 7:2)

         A Bíblia mostra que momentos como esses são importantes para lembrarmos que não ficaremos eternamente nesse mundo. Por isso devemos refletir se estamos prontos para partir.

         Desastres que viram notícias chamam a atenção da sociedade. Todos ficam impacientes para saber o porquê isso aconteceu, como se a resposta fosse capaz de afastar a possibilidade daquilo acontecer de novo. Nessa impaciência surge a busca por culpados.

         Uma vez, contaram a Jesus sobre a morte trágica de alguns galileus:

Jesus respondeu: "Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira?
Eu lhes digo que não!
Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.
Ou vocês pensam que aqueles dezoito que morreram,
quando caiu sobre eles a torre de Siloé,
eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?
Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão". (Lucas 13:2-5)

         Jesus tira o foco da discussão sobre culpa, e coloca naquilo que é mais importante: todos devem estar preparados para momentos como esse. Mas como se preparar?

         Ele mesmo é a solução para a morte:

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? " (João 11:25-26)

         Paulo é mais um exemplo de alguém preparado:

Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher! Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo. (Filipenses 1:20-24)

         Por isso, diante de tanta má notícia no mundo, no país ou em sua própria casa, aproveite para refletir se você tem colocado sua esperança nessa vida ou na eternidade; isso vai determinar como você enfrentará as más notícias.

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. 
(Colossenses 3:1-2)

Pr. Ricardo

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Pais que entregam seus filhos aos tigres



Fiquei inconformado com a notícia da semana passada sobre um menino de 11 anos, que teve seu braço dilacerado por um tigre no zoológico em Cascavel, Paraná. Inconformado porque o pai estava próximo ao filho que havia pulado a grade de segurança e brincava encostado na jaula do tigre.

         Perguntado ao pai porque ele não fez nada para tirar seu filho de lá (uma vez que era óbvio o que iria acontecer), ele respondeu que até “pediu” ao filho que não fizesse aquilo, mas ele estava muito empolgado com o bicho e era teimoso. O resultado é que o menino perdeu o braço, e o pai joga a culpa no zoológico.
         Isso apenas mostra a visão do mundo de hoje sobre educação de filhos. É proibido proibir. Mas nosso padrão para educação de filhos vem da Bíblia:

A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela. (Provérbios 22:15)

Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura. (Provérbios 23:13-14)

A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. (Provérbios 29:15)

Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma.
(Provérbios 29:17)

         O pai que não repreende e disciplina seu filho entrega-o à morte, como fez esse pai. A Bíblia apresenta alguns pais que fizeram a mesma coisa. Pais da geração pós- Josué (Juízes 2:10-11), Eli (II Samuel 2:12-25) e o rei Davi (I Reis 1:5-6). Esses pais não cumpriram seu papel e os resultados foram desastrosos para seus filhos.

         Infelizmente, pais como esses jogam a culpa em outros: no zoológico, na escola, na igreja e até mesmo no pastor. Mas a Bíblia é clara que a responsabilidade de educar os filhos é dos pais:

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. (Deuteronômio 6:6-7)

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. (Efésios 6:4)

         Nesse último texto, a palavra para “pais” se refere diretamente ao pai! Ou seja, o pai é o principal responsável, perante Deus, pela educação dos filhos. Que nesse dia dos pais possamos refletir o quanto temos cumprido nosso papel de educar não somente para essa vida, mas principalmente para a vida eterna (João 3:16-18).

         Que sejamos pais que educam filhos na dependência de Cristo (João 15:5) através do exemplo de vida e de ensino. Mesmo pais, cujos filhos não moram em casa, continuam essa missão através do exemplo e da constante oração!

         Que Deus nos proteja de entregarmos nossos filhos aos tigres!

(Vale sempre a pena ressaltar que a Bíblia condena o espancamento de crianças, e que por isso, a disciplina bíblica é feita com amor, com o objetivo de educar e não descarregar a raiva- Gálatas 5:22-23; Efésios 4:26-27, 31).


Pr. Ricardo

A BOA PATERNIDADE APONTA PARA DEUS


terça-feira, 5 de agosto de 2014

A VERDADEIRA CONVERSÃO É VISÍVEL


*Conversão é um termo popular, não bíblico, para expressar o momento em que uma pessoa crê no evangelho e tem seus pecados perdoados.

                Quem é você para julgar? Só Deus sabe o que se passa aqui dentro! Tem muita gente servindo na igreja, mas são hipócritas, com corações cheios de más intenções!

         Isso é o que eu escuto quando em minhas afirmações, coloco em cheque a conversão de algumas pessoas. Por mais que suas atitudes alegrem mais ao diabo do que a Deus (João 8:31-47; I João 3:4-10), elas se escondem atrás da falsa afirmação que os únicos que podem fazer um diagnóstico da sua vida espiritual é ela mesma e Deus.

         Mas a verdade bíblica nos diz que aqueles que compreendem e creem no evangelho (como vimos na semana passada), têm suas vidas transformadas, e mostram o que são pelas suas atitudes!

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente... (Tito 2:11-12)

Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’
Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! (Mateus 7:20-23)

Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio... (Gálatas 5:22-23- VIVA)

Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.
Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.
Mas, se alguém obedece à sua Palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. (I João 2:3-6)

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! (Tiago 2:17-19)

         À luz desses textos podemos concluir que existem muitos falsos convertidos dentro da igreja. Eles podem até ser membros, mas não amam a igreja, não priorizam Deus em suas vidas, não amam o próximo, são incapazes de perdoar, vivem criando picuinhas, não têm disposição para servir, não sentem alegria e prazer no estudo da Palavra e na oração.

         São pessoas que enganam a si mesmas, pertencendo à uma religião, mas que não têm um relacionamento verdadeiro e transformador com Deus. À essas pessoas a Bíblia alerta:

Façam a verificação em vocês mesmos. Vocês são realmente cristãos? Passam pela prova? Sentem cada vez mais a esperança e o poder de Cristo dentro de vocês? Ou estão apenas fingindo-se cristãos, quando não são absolutamente nada?
Espero que vocês possam concordar que nós passamos naquela prova e pertencemos verdadeiramente ao Senhor. (II Coríntios 13:5-6)

         A verdadeira conversão é visível em suas atitudes.


Pr. Ricardo