ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 24 de março de 2015

BABILÔNIA- A velha novela no globo



O nome da nova novela da Globo apenas deixa mais claro os valores desse mundo, e como eles afrontam a santidade e o juízo de Deus. Podemos aproveitá-la para fazer um breve estudo do significado da Babilônia na Bíblia. Isso é o que chamamos de Teologia Bíblica. Descobrir o significado de um princípio olhando para a Escritura do início ao fim.

Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra". (Gênesis 11:4)

         Logo de início a Bíblia mostra que o homem tem a tendência ao mal (Gênesis 6:5). Mesmo depois de trazer um grande juízo sobre a humanidade, o dilúvio, algumas gerações depois, eles tiveram a ideia de se rebelarem mais uma vez contra Deus. Ele disse: “se espalhem pela Terra” (Gênesis 9:1), eles bateram o pé e disseram “não”!

         Daí vem a história do versículo acima. A história de Babel! Babel é o berço da Babilônia! Nasceu fruto de uma rebeldia contra Deus! (Aliás, “Torre de Babel” é o nome de outra novela da Globo; alguma dúvida sobre o que eles querem colocar na cabeça do telespectador?).

Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra. (Gênesis 11:9)

         Quando Israel, o povo de Deus no Antigo Testamento, O abandonou e se rebelou; adivinha quem foi usado para castigá-los?

Mas, visto que os nossos antepassados irritaram o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos do babilônio Nabucodonosor, rei da Babilônia, que destruiu este templo e deportou o povo para a Babilônia. (Esdras 5:12)

         A partir daí, a Babilônia é usada como expressão de inimigo de Deus e de Seu povo. Isso por causa da sua impiedade, como vimos em Babel, mas também por causa da sua imoralidade. Por exemplo, quando Pedro escreve sua carta de Roma (segundo alguns estudiosos), ao invés de chamá-la pelo nome, ele usa a expressão Babilônia:

Aquela que está em Babilônia, também eleita, envia-lhes saudações, e também Marcos, meu filho. (I Pedro 5:13)

         Isso fica ainda mais claro em Apocalipse, quando na descrição da destruição dos inimigos de Deus, nos últimos tempos, três capítulos são destinados para descrever seu fim. Veja que ela é chamada de prostituta:

Em sua testa havia esta inscrição: MISTÉRIO: BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS PROSTITUTAS E DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA. (Apocalipse 17:5)

         A prostituta é o oposto de noiva. A noiva tem uma aliança com o noivo. Na Bíblia, a noiva representa a igreja de Cristo (Efésios 5:22-33; Apocalipse 19:6-9). O papel de toda prostituta é destruir o casamento. Veja a descrição da prostituta Babilônia e seus valores:

E ele bradou com voz poderosa: "Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela se tornou habitação de demônios e antro de todo espírito imundo antro de toda ave impura e detestável, pois todas as nações beberam do vinho da fúria da sua prostituição. Os reis da terra se prostituíram com ela; à custa do seu luxo excessivo os negociantes da terra se enriqueceram". Então ouvi outra voz do céu que dizia: "Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam! (Apocalipse 18:2-4)

         Babilônia representa toda rebeldia contra Deus. Representa todos os que se rebelaram contra Ele por toda história. Por isso, a Bíblia termina mostrando o seu fim.

Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: "Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus, pois verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição. Ele cobrou dela o sangue dos seus servos".
E mais uma vez a multidão exclamou: "Aleluia! A fumaça que dela vem, sobe para todo o sempre". (Apocalipse 19:1-3)

         Diante disso, ficam escancaradas as intenções da Globo, da mídia e daquele que controla os valores desse mundo (II Coríntios 4:4). Se você decide se entreter com esse tipo de programa, pode, à luz da Bíblia, saber se seu prazer está na prostituta ou na noiva.

         Babilônia não é uma nova novela. Ela é velha. Vem desde a queda do homem. A boa notícia é que ela já tem data para acabar.


Pr. Ricardo

quarta-feira, 18 de março de 2015

FUJAM PARA AS MONTANHAS? Uma reflexão sobre a crise política no país





                Alta do dólar! Aumento do preço da gasolina e da energia! Gastamos mais no mercado! Corrupção escancarada! Protestos nas ruas! A vontade que nos dá é de fugir para outro lugar! Como diz a expressão: “Fugir para as montanhas”!

No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: "Fuja como um pássaro para os montes"? (Salmos 11:1)

          Nossa segurança não deve estar na estabilidade política ou econômica de um país. Mesmo que mude para outro lugar, quem me garante que lá não haverá crise? Nosso refúgio deve ser o Senhor, e não a “montanha”. Mesmo diante do caos que vivemos, podemos ter paz nEle. Isso significa orar mais, buscar consolo e orientação na Bíblia, e obediência mesmo quando o país inteiro anda no caminho contrário.

Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração. (Salmos 11:2)

         Se olharmos apenas para o mundo, ficaremos desesperados! Todos são corruptos! Todos querem sair ganhando, mesmo quando outro é prejudicado! Desde o político que desvia o dinheiro da saúde, até o desempregado que compra DVD pirata! 
       
Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?
(Salmos 11:3)

         O padrão moral (fundamentos) foi destruído! O que era certo, já não é tão certo assim! O que era errado hoje é elogiado! Se você tem dúvida disso, veja como uma pessoa íntegra é tratada na escola ou no trabalho.

O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens. (Salmos 11:4)

         Mas Deus não está cochilando. Ele está em Seu santo templo, ou seja, permanece o único digno de adoração e que abomina o pecado. Seu trono está nos céus, ou seja, Ele reina, e como Rei justo, julgará o homem por aquilo que ele tem feito, incluindo sua corrupção! Nisso devemos confiar e descansar! Mas por que será que Ele não faz nada agora?

O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.
Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.
Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.  
(Salmos 11:5-7)

         Ele fará! Ele trará o juízo divino sobre todos os corruptos, não importa se pertencem a altos cargos políticos ou se são pessoas simples. A corrupção será tratada! Os corruptos pagarão o preço de sua corrupção!

         Ele já fez! Ele ofereceu o perdão aos corruptos que se arrependem da sua corrupção (I João 1:9)! Limpa a ficha dos “fichas sujas” com o sangue de Seu Filho (I João 1:7)! Os torna justos e dá o direito de permanecerem na Sua presença na eternidade (I João 5:11-13).

         Por isso, diante do caos brasileiro, descanse na soberania e no juízo de Deus sobre essa situação, e ore para que mais pessoas encontrem o perdão da sua corrupção em Cristo. (Leia mais sobre o assunto no salmo 37)

Pr. Ricardo

Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme.
O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína.
Os zombadores agitam a cidade, mas os sábios a apaziguam. (Provérbios 29:2,4,8)