ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 16 de junho de 2015

PERSEGUIÇÃO- A MARCA DO CRISTÃO




         Nesses últimos dias muitas pessoas se manifestaram em relação à “parada gay”, principalmente pelo fato de ter um transexual “crucificado”, visto como mensagem ofensiva à igreja cristã. E de fato muitos ficaram escandalizados e ofendidos.

         Mas pior que isso são os cristãos que estão sendo crucificados, literalmente, em países de maioria muçulmana. Na Nigéria, mulheres e crianças são queimadas vivas dentro das suas igrejas pelo grupo Boko Haram. O Estado Islâmico não dá mais audiência nos jornais aqui no ocidente, mas continuam exterminando cristãos em seus domínios; recentemente queimaram uma senhora viva, presa em uma gaiola, por causa da sua fé em Cristo. No Brasil, a perseguição cristã entre os índios também chega ao extremo dessas atrocidades. Mas no geral, no ocidente, a perseguição aos cristãos se dá por meio das mídias, universidades e pelas leis “bibliofóbicas”.

         A questão é que não vai melhorar. A perseguição é uma realidade na vida do verdadeiro cristão. O centro do cristianismo, o Senhor Jesus, fundou Sua igreja ao ser perseguido e morto (para ressuscitar)! Ele mesmo ensinou que os que O seguissem, teriam o mesmo destino.

"Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou. (João 15:18-21)

         Todos os apóstolos de Jesus viveram essa realidade de perseguição. Um deles, ao escrever uma carta a um cristão amedrontado diante da oposição, avisou:

De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. (I Timóteo 3:12)

         É exatamente por esse motivo que Jesus diz para nos alegrarmos quando formos perseguidos por causa dEle:

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês". (Mateus 5:11-12)

         Vemos essa alegria nos mártires da igreja ao longo da história. Por exemplo: a carta de Inácio de Antioquia escrita para a igreja romana, poucos dias antes de ser devorado pelos leões, ou mesmo do apóstolo Paulo, consciente de que sua hora havia chegado:

“Escrevo a todas as Igrejas e insisto junto a todas que morro de boa vontade por Deus, se vós não mo impedirdes. Suplico-vos, não vos transformeis em benevolência inoportuna para mim. Deixai-me ser comida para as feras, pelas quais me é possível encontrar Deus. Sou trigo de Deus e sou moído pelos dentes das feras, para encontrar-me como pão puro de Cristo.” (Livro dos mártires- John Foxe).

Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. (II Timóteo 4:6-8)

         Diante disso, não devemos nos assustar com a crescente perseguição. Se formos perseguidos por causa do evangelho, seja por piadinhas feitas por nossos amigos, seja por ataques daqueles que se incomodam com o padrão moral bíblico, ou mesmo por “igrejas” que perverteram a Palavra para aceitação do pecado, até a ameaça de prisão e morte; devemos nos manter firmes, temendo mais a Deus do que a homens.
Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. (Mateus 10:28)

         E o que nos manterá fiéis é a certeza de que, da mesma forma como Cristo ressuscitou, um dia também ressuscitaremos, e com Ele reinaremos!
Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus... Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo... (Apocalipse 20:4)


Pr. Ricardo

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Daniel vs. Teologia da Prosperidade- Lucas Gonçalves



A teologia da prosperidade é algo que tem tomado muito as igrejas brasileiras hoje. Muito se ouve de pregadores afirmando que o cristão será próspero, aquilo que você pisar será seu, a sua vitória tem sabor de mel, e mais diversos jargões que ouvimos de pastores e também da música gospel. O que parece ser pregado é que Deus não passa de um mordomo obrigado a obedecer ao homem.

Muitos dos sermões destes pregadores são baseados em versículos do Velho Testamento, tirados totalmente do contexto e usados da maneira como querem. Mas no Antigo Testamento mesmo encontramos princípios que contradizem essa crença.

A história de Daniel acontece num momento crítico para Judá. O povo estava sendo totalmente infiel à aliança com Deus e como castigo, Nabucodonosor, rei da Babilônia, sitiou Jerusalém e levou cativo todo o povo. Aqui já vemos que Deus é quem está no controle e ordenando a história através do castigo de seu povo. Porém, dentro deste povo infiel vemos que quatro homens são totalmente íntegros. E ao olhar para toda a história pode se dizer que Daniel e seus amigos foram muito prósperos. Tiveram riquezas, eram homens importantes, e da confiança do rei. Só que em quase todos os capítulos eles são colocados a morte. Mas mesmo assim em todos os eventos vemos que as atitudes deles não é  de decretar, ordenar, ou mandar que Deus fizesse alguma coisa.

Um exemplo disso é no capítulo três, onde Nabucodonosor ordena que todos deveriam se prostrar diante da sua estátua quando a música fosse tocada. Quem não fizesse isto seria lançado na fornalha. Os três amigos de Daniel não se prostraram, e por isso foram levados ao rei, que lhes deu mais uma chance de adorarem a imagem; e lhes disse que se não fizessem, seriam jogados na fornalha e nenhum deus poderia livrá-los de suas mãos.

O interessante é a resposta deles nos versículos 16 ao 18. Hernandes Dias Lopes comenta sobre esta resposta desta maneira:

“Os três jovens dizem que Deus pode livrar, mas não dizem que Deus o fará. Eles não decretam nada para Deus. Eles não dizem: ‘Eu não aceito isto’; ‘Eu rejeito aquilo’; ‘Eu repreendo o fogo’; ‘O rei está amarrado’. Eles não determinam o que Deus deve fazer. Nem sempre é da vontade de Deus livrar seus filhos dos padecimentos e da morte.”

Estes jovens tinham a noção de que Deus é quem ordena e determina a história, e não é o homem que dirige a vontade de Deus. No próprio livro de Daniel vemos reis que não reconheceram a soberania de Deus, mas foram arrogantes  (4.30; 5.14), com isso um deles enlouqueceu (4.31-33; 5.30) e outro morreu no mesmo dia. Quando um deles, o rei Nabucodonosor, conseguiu voltar ao seu entendimento, reconheceu que Deus é maior que todos (4.34-37).

A teologia da prosperidade coloca o homem como superior a Deus. E ao olhar para esta história, e muitas outras em toda a Bíblia, percebo que isto é impossível. Somos apenas criaturas de Deus, totalmente corrompidas por nosso pecado. Por isso merecíamos a morte, mas fomos salvos graças ao amor de Deus, enviando seu Filho para morrer em uma cruz e ressuscitar ao terceiro dia. Tudo isso porque Ele é bom e misericordioso, não porque merecemos.

Se ainda pensa que você tem que reivindicar algo que é seu, então reinvidique o inferno, pois é a única coisa que você merecia e foi lhe tirado.

O que devemos mesmo é rogar por misericórdia a um Deus soberano sobre todas as coisas, pedindo que nos conforte diante da sua vontade, e que nos molde diante da Tua Palavra; sendo gratos por tudo, pois não somos merecedores do que recebemos. Somos apenas muito privilegiados por recebermos tudo pela graça e misericórdia de Deus.

Se você procura prosperidade, faça como Daniel: tema ao Senhor independente da circunstância e com certeza será próspero. Ou faça como Paulo disse:

“Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.” (Romanos 8.17,18)

“Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” (Rm 14.8)


Lucas Gonçalves

terça-feira, 2 de junho de 2015

SÓ NÃO SABE QUEM NÃO QUER


Hoje em dia o conhecimento está mais acessível. Está bem mais fácil estudar em uma escola. As faculdades tornaram-se mais acessíveis, para qualquer idade. Existem cursos à distância gratuitos na internet ou oferecidos pela prefeitura. Pode-se dizer que a grande maioria que se esforça consegue crescer em conhecimento em qualquer área.

         Não é diferente em relação ao conhecimento de Deus e de Sua Palavra. Hoje existem várias traduções bíblicas e com preço acessível. Há bíblias online e aplicativos gratuitos para celular. Na internet achamos excelentes (e péssimos) artigos sobre teologia, além de vídeos, blogs e cursos online. Podemos seguir páginas virtuais de grandes pastores e teólogos brasileiros ou não. Podemos assistir uma exposição bíblica de qualquer igreja no mundo que transmita o culto pela internet. Existem livros para todos os temas da vida cristã. Encontramos esses livros na forma digital para baixarmos no nosso tablet ou celular. Alguns até de graça!

         Mas como disse um sábio teólogo: “Nunca a Bíblia esteve tão acessível, e nunca ela foi tão negligenciada”.

O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.
Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem subirá ao céu para consegui-lo e vir proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem atravessará o mar para consegui-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nada disso. A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe. 
(Deuteronômio 30:11-14; cf. Romanos 10:5-17)

         Como desperdiçamos essa acessibilidade à Palavra! Nossa internet está tomada por futilidades como videozinhos engraçadinhos (outros nem tanto), informações pessoais alheias e distanciamento social pelo vício nas redes sociais.

         Além disso não priorizamos o tempo de estudo bíblico com a igreja. No domingo pela manhã temos estudado profetas menores (você consegue dizer quem são?), e atualmente, no livro de Habacuque temos estudado sobre a questão: “Por que Deus permite o mal?” (Já te fizeram essa pergunta?). Na escola bíblica dominical (EBD), estamos estudando sobre a história da igreja (você sabe como surgiram os batistas?). Além da exposição de Tito, no domingo à noite e do evangelho de João, na quarta. Quantos poderiam crescer nesses estudos mas não se esforçam para isso?!

         Aquele que se dedica a estudar as Escrituras utilizando as ferramentas citadas acima, chega à conclusão de que a Palavra de Deus é essencial e nos dá prazer:

Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.
Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
A minha alma consome-se de perene desejo das tuas ordenanças. 
(Salmos 119:18-20)

         Tem a sua fé fortalecida:

Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. (Romanos 10:17)

         É santificado (vive uma vida dedicada a Deus):

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17)

         É transformado e capacitado para viver uma vida que agrada a Deus:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (II Timóteo 3:16-17)

         Sabe por onde anda:

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. (Salmos 119:105)

         Encontra o caminho da salvação:

Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 
(II Timóteo 3:15)

         Faça o teste! Invista no estudo da Bíblia, e descubra seus benefícios por si mesmo. Só é ignorante biblicamente quem quer.


Pr. Ricardo