ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A SUA FRUSTRAÇÃO MOSTRA QUEM VOCÊ ADORA



João estava desanimado. Parecia que Maria, sua esposa, não o amava mais. Ela não lhe dava carinho e parecia sempre irritada com ele. Por isso, João não tinha alegria em sua vida. Ele estava pensando até em abandonar a igreja, afinal, do que adianta estar lá, mas não estar contente?

         Diante dessa situação, podemos dizer que João é um idólatra. Como? Parece que o sentimento de João é legítimo. Desejar uma esposa amável é um desejo bom. Mas quando ele coloca sua satisfação e alegria em uma esposa ideal, ele não está colocando sua satisfação e alegria em Deus. Logo, o seu deus é ter uma esposa que o trate como ele quer, caso o contrário, a vida não vale a pena (Êxodo 20:3).

         Você já pensou que suas reações às circunstâncias mostram quem é o seu deus? Se desanimamos com um filho rebelde, a perda de um emprego, uma doença e até mesmo com a chuva no nosso piquenique; isso mostra o que você mais valoriza.

         No texto de Romanos 1, Paulo começa a lidar com a questão da idolatria, ou seja, a troca da adoração a Deus pela adoração a seres criados.

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. (Romanos 1:22-23)

         Sempre achamos que a idolatria se limita a uma estátua na parede. Mas veja como ele termina essa passagem:

Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.
 (Romanos 1:28-31)

         Paulo mostra que essas atitudes são de idólatras, que desprezaram o conhecimento de Deus para adoração daquilo que não é Deus. Por isso, quando elas não têm o que adoram, têm reações reprováveis como ira, amargura, vingança, indiferença, tristeza excessiva, orgulho, fofoca, desejo de desistir de tudo etc.

         Agora, como é uma pessoa que coloca sua alegria e satisfação em Deus, ou seja, que realmente adora o Deus verdadeiro?

... aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. 
(Filipenses 4:11-13)

Esse é um texto tão mal usado, mas que traz uma verdade libertadora. Se Deus é quem me fortalece, reagirei bem a qualquer situação. Não podemos ignorar as emoções despertadas pelas circunstâncias, mas não podemos ser controlados por elas, mas controlá-las pela confiança em Deus:

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. (Salmos 42:11)

         Mas o que nos mantém firmes nas adversidades? O evangelho! Veja no caso de João. Seu foco está em si mesmo, e por não receber o que quer, ele desanima. Mas se ele focar no amor de Deus por nós, que nos ama apesar de não Lhe darmos a atenção devida, e vivermos reclamando das circunstâncias que dEle recebemos; então, constrangido por esse amor, João amaria sua esposa, apesar do que ela lhe faz (II Co 5:14).

         Nossa frustração (ira ou desânimo) pode nos mostrar um ídolo do coração. Nossa alegria e motivação deve estar somente em Cristo. Por isso devemos meditar cada vez mais no amor de Deus, e somente a Ele adorar.

Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.  (Efésios 3:14-21)


Pr. Ricardo

terça-feira, 6 de outubro de 2015

IDEOLOGIA DE GÊNERO (Série: a Bíblia e a Mídia)


Na semana passada começamos uma reflexão sobre a influência da mídia em nossos padrões morais, e como a Bíblia nos protege dessa influência. Nos últimos anos, por meio de novelas, filmes, propagandas e debates filosóficos em programas de auditório, a livre escolha sexual tem sido defendida como algo moral. Veja o que a Bíblia diz sobre isso na reflexão sobre ideologia de gênero, do Pr. Abmael.

Os tempos modernos apresentam várias questões complicadas que a Igreja tem que tratar. Uma delas é a pauta do movimento homossexual, também chamado de movimento LGBT (sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

É importante conhecer dois termos que significam muito para entender o pensamento LGBT. Os termos são “Orientação” e “Identidade”.

ORIENTAÇÃO

Orientação tem a ver com o desejo. O que deseja uma pessoa afetiva ou sexualmente é sua orientação sexual. Por exemplo: um homem que deseja uma mulher ou uma mulher que deseja um homem é heterossexual; um homem que deseja outro homem ou uma mulher que deseja outra mulher é homossexual; um homem (ou uma mulher) que deseja homem e mulher é bissexual. Assim, existem três tipos de orientações sexuais: heterossexual, homossexual e bissexual.

IDENTIDADE

Identidade de gênero tem a ver com como a pessoa se sente e se apresenta. Alguém será homem se se sentir homem e se apresentar (sua vestimenta) como homem. Desta maneira, um transexual, um travesti ou mesmo um transgênero, é alguém que se apresenta exteriormente diferente do seu sexo genético. É um homem que se veste de mulher (ou uma mulher que se veste de homem) ou até mesmo uma pessoa que se submeteu a uma cirurgia para mudança do sexo genético.

Vale lembrar que os militantes LGBT evitam agora a expressão “opção sexual”, uma vez que esse termo comunica a existência de um padrão heterossexual absoluto por trás e que eles escolheram sua sexualidade e afetividade de um modo diferente, violando esse padrão. Acreditam, na verdade, que o homossexual nasceu assim.

Todas estas definições apresentadas, somadas à atitude militante do movimento LGBT, produzem a ideologia de gênero. Ou seja, a afirmação construída por meio de reflexão acadêmica que tenta impor goela abaixo da sociedade o conceito de que o gênero não corresponde necessariamente ao sexo biológico (se nasceu com corpo de homem ou de mulher), mas sim ao que a pessoa gosta e se sente bem.

Apesar de todo esforço do Movimento LGBT de argumentar ao contrário, a Bíblia e a ciência afirmam claramente que há apenas homem e mulher. A ciência demonstra que os cromossomos só podem se combinar de duas formas (XX sempre serão mulheres e XY sempre serão homens) e isso é uma verdade incontestável. Pensamos aqui que essa é uma maneira de Deus falar. Deus estabeleceu desta maneira. É na Palavra, na Bíblia, que a vontade clara de Deus é estabelecida e podemos entender claramente que a Bíblia aponta a prática da homossexualidade como um pecado que Deus reprova. Trata-se de uma das condutas que Deus diz ser uma demonstração da aversão a Ele e à Sua Palavra (vide Gn 19.5-7; Lv 18.22; Dt 23.17; Rm 1.26,27; 1 Co 6.9-10). Desta forma, a condenação à prática da homossexualidade é feita como fazemos à mentira, embriaguez, idolatria, e a todos os outros pecados – mesmo entendendo que as consequências de pecados de natureza sexual sejam mais profundas.

Pr. Abmael

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.

Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. (Romanos 1:25-27)