Uma cena típica no casamento: o casal está viajando para um lugar que eles não conhecem. Em determinado ponto da viagem, na estrada, a esposa pergunta ao marido se eles estão perdidos. A princípio ele negará, mas depois de passar pelo mesmo lugar cinco vezes, ele admite. Aí vem a sugestão que irrita qualquer homem: “por que você não para em um posto e pergunta”?
Nós, homens, fomos criados com a incapacidade de pedir ajuda para nos localizarmos. É por isso que inventaram o GPS: para não termos que perguntar a ninguém onde estamos.
Mas isso não acontece só na estrada, mas também na vida.
Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus. (Is 50:10)
Em Isaías, Deus usa a situação de um homem andando no escuro, sem nenhuma lanterna, ou no caso, uma tocha. Tal homem depende do direcionamento de Deus para achar o caminho certo, e não de sua própria tocha. Ele não enxerga para onde está indo, apenas segue as orientações do Senhor.
A ideia é que não devemos tentar achar o caminho por nós mesmos, mas sempre “perguntar” na Palavra de Deus a direção certa.
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.
(Pv 3:5-8)
O problema (pecado) está quando somos orgulhosos, e ao invés de pedirmos direção para Deus, tentamos achar o caminho com as nossas próprias tochas.
Mas agora, todos vocês que acendem fogo e fornecem a si mesmos tochas acesas, vão, andem na luz de seus fogos e das tochas que vocês acenderam. Isso é o que receberão da minha mão: vocês deitarão atormentados.
(Is 50:11)
Deus, em sua justiça, permite que o orgulhoso ande nos seus próprios caminhos. O problema é que o nosso caminho sempre nos leva à “perdição” (tormento). É como o homem que não gosta de pedir informação quando está perdido, continua dirigindo, e fica cada vez mais perdido.
Por isso não podemos ser orgulhosos ao dirigirmos nosso relacionamento com Deus, casamento, igreja, estudo, trabalho; enfim, a nossa vida!
Não sabemos nosso futuro, e nem conhecemos todas as coisas como o Criador de todas as coisas! Por isso, é melhor confiar no caminho que Ele indica, que está revelado na Bíblia, a Sua Palavra:
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. (Sl 119:105)
Pr. Ricardo