ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DEUS E A PIRATARIA

         
         Podemos resumir a pirataria do seguinte modo: não pagar o trabalho do autor (direitos autorais). Imagine o tempo, dinheiro e esforço para produzir uma música, cd, filme, livro ou software. Quando você compra um produto pirata, baixa (download) ou copia de graça, está deixando de pagar ao autor o trabalho que ele teve.

            Dito isso, fica mais fácil entender o que Deus acha da pirataria:

“Ai daquele que constrói a sua casa com injustiça e desonestidade, não pagando os salários dos seus vizinhos e fazendo com que trabalhem de graça!” 
(Jr 22:13- NTLH*)

“Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal adquiridos...” (Hc 2:9- ARA)

"Não roube e não explore os outros. Pague pontualmente o salário do trabalhador que você contratou...” (Lv 19:13- VIVA)

“Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.” (Tg 5:4- ARA)

            Podemos incluir a sonegação de impostos na pirataria:

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.” (Rm 13:1-7- NVI)

            Isso sem considerar que a pirataria financia o tráfico de drogas e de armas.

            “Mas o preço do original é um absurdo, uma exploração!” Se você não tem condição financeira, não compre. Cuidado com a ostentação de bens (I Jo 2:15-17).

            Você também pode reclamar da exploração e corrupção no uso dos impostos. Mas se você comete pirataria também se torna um corrupto. Se os governantes não estão utilizando bem o que arrecadam com os impostos, confie que Deus tratará com eles (Sl 37).

            E então? Ainda tem alguma desculpa para a pirataria?

 *(As traduções foram escolhidas para uma melhor compreensão do princípio)                                       Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário