ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O MAL: OBSTÁCULO OU INSTRUMENTO PARA OS PLANOS DE DEUS?



Oh Senhor, quanto tempo ainda vou ter de pedir ajuda antes do Senhor me escutar? Eu grito ao Senhor, mas grito em vão. Não recebo resposta. ""Socorro! Assassinato! "" é o meu grito, mas ninguém aparece para socorrer!
Será que eu te­nho de assistir todo esse pecado e toda essa tristeza à minha volta para sempre? Para qualquer lugar que eu olhe, existe violência e chantagem. Homens que dão a vida por uma discussão e uma briga.
A lei não é cumprida, e nem nos tribunais se faz justiça pois os perversos são muito mais numerosos que os justos. O que manda é o dinheiro dado ""por fora"" e a desonestidade.
(Hc 1:2-4- VIVA)

            Você já se sentiu como o profeta Habacuque? Parece que o mal domina o mundo! Parece que Deus perdeu o controle! Será que o mal está frustrando os planos dEle? Não! O mal não pode frustrar os planos de Deus, mas sim cumpri-los! Veja o exemplo de Jesus, que era inocente e foi morto injustamente na cruz:

Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino.
Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos.
Mas foi assim que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, dizendo que o seu Cristo haveria de sofrer.
Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados...
(At 3:14-15, 18-19)

            A injustiça do homem ao matar Jesus produziu salvação para todo aquele que crê! Esse é o plano de Deus que foi cumprido apesar da maldade humana! Ele apenas permite o mal que produz salvação e glória ao Seu Nome! Então Deus deve ser responsabilizado pelo mal do homem? Não!

Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. (Tg 1:13-15)

            Cada um é responsável pelo mal que pratica! E se não se arrepender pagará por ele. Mas o que fica claro na Bíblia, é que o mal planejado pelo homem não frustra os planos de Deus! E mais uma vez, qual é o plano de Deus? Salvação!

            Veja também o caso de José! Foi injustiçado pelos seus irmãos. Mas Deus transformou essa injustiça em salvação tanto para a família de José quanto para outras milhares de famílias no Egito e região.

Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. (Gn 50:20)

            Deus sempre tem um propósito ao permitir o mal. O próprio Satanás, o mal em pessoa, quando atua, cumpre o propósito de Deus. Vemos isso na história de Jó, que teve sua vida destruída pelo mal, mas essa destruição só trouxe crescimento da sua compreensão de Deus. Por isso ele diz:

"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (Jó 42:2)

            Por isso, mesmo que você sofra por causa da maldade do homem, saiba que, apesar da má intenção humana, existe a boa e perfeita intenção divina em permitir esse mal, para produzir salvação. E mesmo que essa maldade traga sofrimento, lembre-se de que ela é passageira e produz frutos eternos.

Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 
(II Co 4:16-17)

            Quando Habacuque entendeu isso, escreveu um dos salmos mais bonitos da Bíblia:

Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. (Hc 3:17-19)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário