ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 18 de março de 2014

IDE E FAZEI DISCÍPULOS (NÃO APENAS NOVOS CONVERTIDOS)- Por que ignoramos esse mandamento?


Não é triste ver crianças abandonadas? Não é terrível ouvirmos notícias de bebês largados no lixo? Não revolta ver pais que poderiam dar mais atenção aos seus filhos, mas por causa da ganância e soberba, deixam a educação por conta da escola e da mídia, para trabalhar?

            Mas isso não se aplicaria também à vida espiritual? Existem pessoas novas na fé, crianças espirituais, largadas “à própria sorte”! Como? Ninguém as discipula!

            POR QUE TEMOS TANTA DIFICULDADE DE DISCIPULAR?

            1) PORQUE NÃO SABEMOS O QUE É DISCIPULADO!

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. (Mt 28:19-20)

Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios. 
(Mc 3:13-15)

            Discipulado é andar junto. É estudar a Palavra (toda Palavra) e viver junto a vontade de Deus. Não se resume a uma hora semanal de estudo, sentado em uma cadeira, mas, além disso, andar junto, no banco, na padaria, em uma visita ou no hospital, para ver e fazer na prática! É conversar enquanto anda!

            Minha vida foi transformada pelo discipulado! Lembro de passar horas conversando e estudando com meu discipulador. Mas realmente lembro de pouca coisa do que ele falou (espero que ele não leia isso). O que marcou foram suas atitudes. Eu o acompanhava nas visitas da escola, dormia em sua casa, viajava ao seu lado e jogávamos basquete juntos! Foi nessa convivência que aprendi amar a Deus.

            2)PORQUE NÃO NOS SENTIMOS CAPACITADOS.

             Isso, talvez, porque não nos esforçamos para crescer na Palavra. Mas depois de ser discipulado, comecei a discipular com 15 anos. Era um perito na Bíblia? Não! Mas fui crescendo no processo de discipular! Sabe como um garoto de 15 anos discipula? Na capacitação do Espírito Santo! Veja o que Jesus disse ao nos MANDAR discipular:

E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".  (Mt 28:20)

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados". (Mc 16:15-18)

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (At 1:8)

     Deus nos chama e nos capacita para o discipulado.

            3) PORQUE NÃO AMAMOS.

Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. (Jo 13:1)

            Discipulado exige tempo e investimento. Se somos egoístas, vivendo nosso mundinho, não discipulamos. Cristo nos amou, deixando Sua glória nos céus, se tornou como nós, andou conosco, nos ensinou (a mente que criou o universo ensinando a mente limitada) e nos deixou o exemplo morrendo por nós!

            O discipulado exige doação. Mas traz resultados eternos. Veja como os 11 discípulos de Jesus impactaram o mundo naquela época.

"Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui.” (At 17:6)

            E porque eles discipularam outros, o evangelho chegou até nós.

            Todo crente em Cristo é chamado a discipular! Jovens, discipulem os mais jovens. Senhoras, discipulem as moças (Tt 2:3-5). Pais, discipulem seus filhos (Dt 6:4-9). Discípulos de Cristo, imitem o Mestre, e discipulem! Marquem um horário na semana com alguém, para tomar um lanche, ler a Bíblia, conversarem e orarem juntos!

            Com certeza, se isso acontecer cada vez mais na igreja, teremos um grupo forte e espiritualmente saudável, para a glória de Deus (Ef 4:11-16)!

            Ide e fazei discípulos! Você obedece ou ignora esse mandamento?

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário