ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O "FICAR"?



                Já vi grandes adesivos de carros com os dizeres: FICAR É PECADO! Mas por quê? Essa é uma típica pergunta de adolescentes, mas nem todos sabem responder. Um mandamento sem uma explicação se torna legalismo.

             “Ficar” foi uma moda lançada por uma novela de adolescentes, onde o casal “namorava” por apenas algumas horas, sem compromisso de continuar o “namoro” no dia seguinte. Isso foi  e é considerada uma evolução da sociedade!

            O “ficar” foi se desenvolvendo (ou denegrindo aos olhos de Deus) com o tempo. Hoje, as pessoas “ficam” com várias pessoas no mesmo dia (ou hora). Mais do que um simples “namoro”, com conversas e beijos, o “ficar” termina com o ato sexual consumado, mesmo que as pessoas envolvidas nem saibam os nomes umas das outras.

            O objetivo do “ficar” é se aproveitar do corpo de outra pessoa, para satisfazer seus desejos (I Jo 2:16), sem assumir compromisso nenhum. A Bíblia diz:

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,
não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.
Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. (I Ts 4:3-7)

            O texto nos ensina a nos afastarmos da imoralidade sexual, ou seja, da sexualidade fora da vontade de Deus (dentro do casamento, entre marido, homem, e esposa, mulher- Gn 2:24; Hb 13:4). A não sermos controlados pelos nossos desejos, como animais. E a não nos aproveitarmos dos outros para satisfazer esses desejos, como é o caso do “ficar”, e também se aplica na sensualidade (roupas) e pornografia.

            Isso soa como loucura para a sociedade. Mas reflita sobre quantas doenças sexualmente transmissíveis, gravidezes indesejadas, mães solteiras, crianças abandonadas, abortos e divórcios seriam evitados pela prática da vontade de Deus.

            O principal pecado de “ficar” é a perversão da imagem de Deus no casamento (Ef 5:22-33). Lembrem-se:

Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus... (I Ts 4:8)

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário