ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 19 de novembro de 2013

É PECADO LER A BÍBLIA NO CELULAR?


Algumas pessoas têm me procurado preocupadas com o uso de Bíblias digitais (em celulares e tablets), especialmente no contexto de culto público.

            Não vamos encontrar nenhum versículo bíblico proibindo ou permitindo essa prática. Mas podemos fazer algumas reflexões baseadas naquilo que está revelado na Palavra de Deus.

1- CUIDADO COM O LEGALISMO- temos que ter cuidado em “satanizar” qualquer mudança em nossas práticas. A Bíblia no celular é exatamente igual à Bíblia impressa. A mensagem é a mesma. As traduções são as mesmas.

            Não podemos condenar algo porque foge das nossas tradições humanas. Algumas pessoas até hoje não aceitam Bíblias de capa colorida. Elas acreditam que apenas as de capa preta “são de Deus”. Outras não aceitam traduções mais recentes, com uma linguagem atual, mesmo que tenham sido traduzidas por uma equipe de tradutores competentes e piedosos. Enfim, não existe capa ou tradução inspirada por Deus. Da mesma forma, a Bíblia digital não afeta a mensagem divinamente inspirada. A questão não é a ferramenta, mas como a usamos!

            O primeiro cuidado é não proibir o que Deus não proíbe!

Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens". (Mc 7:6-8)

2- CUIDADO COM VERSÍCULOS FORA DE CONTEXTO- eu creio que um dos problemas da Bíblia digital é enxergar apenas alguns poucos versículos. Na Bíblia impressa, apesar de focarmos um texto pequeno, conseguimos visualizar o que vem antes e depois. Assim, podemos interpretar (ou avaliar a interpretação do pregador) baseado no contexto.

            Se hoje, com a Bíblia impressa, alguns não conhecem a ordem em que os livros da Bíblia foram organizados (têm dificuldade de acharem Sofonias), e isso vai piorar com a Bíblia digital. O leitor não precisará mais memorizar a ordem dos livros, basta digitar a referência que ela aparecerá na tela.

            Mas qual é a importância de saber essa ordem? É porque a Bíblia foi dividida em dois testamentos (antigo e novo) que devem ser interpretados de maneiras diferentes. E cada testamento foi dividido em estilos literários (leis, históricos, proféticos, poéticos etc) que também afetam a interpretação. Não saber onde o texto está impede a correta interpretação.

            O segundo cuidado é conhecer bem as Escrituras para aplicá-las corretamente!

Mas Jesus disse: "O erro de vocês é causado pela ignorância das Escrituras e do poder de Deus! (Mt 22:29- VIVA)

3- CUIDADO COM AS DISTRAÇÕES- o uso de Bíblias digitais em celulares e tablets trazem maiores distrações. Aparelhos conectados à internet vão avisar quando um email, mensagem ou nova postagem no facebook chegarem; e isso será uma tentação para abandonar a leitura bíblica ou a atenção ao culto, para checar esses avisos.

            Ou mesmo sem a internet, celulares e tablets vêm recheados de jogos e aplicativos que podem ser uma distração na leitura.

Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Is 29:13)

4- CUIDADO COM AATITUDE DE VERGONHA- uma vez um homem foi para igreja carregando a Bíblia dentro de um saco de pão vazio, com medo de mostrar que era “crente”. A Bíblia digital é um alívio para quem tem vergonha de carregar a impressa.

Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos". (Mc 8:38)

CONCLUSÃO: na verdade, todos os problemas levantados nessa reflexão, são problemas no coração. Pois mesmo com a Bíblia impressa podemos não conhecê-la o suficiente para interpretá-la corretamente; podemos nos distrair com qualquer lagartixa durante a devocional ou culto público; e a vergonha de Deus não se limita a carregar uma Bíblia.

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. (Pv 4:23)

           Algo interessante sobre esse assunto, é que tempos atrás não tínhamos tanto acesso à Bíblia como temos hoje. Agora temos milhares de traduções e acesso gratuíto às Escrituras. Isso eleva nossa responsabilidade de conhecê-la. O professor Carlos Osvaldo fez a seguinte observação: A Bíblia é hoje o livro mais possuído, mas também é o menos lido. Que dirá praticado!

          O que devemos então é ter o cuidado de valorizar a Palavra e o Deus da Palavra, seja em formato digital, impresso ou qualquer outro tipo.


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário