ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LEIS E RITUAIS DO ANTIGO TESTAMENTO x JESUS CRISTO



            Talvez uma das maiores confusões dos crentes seja entender algumas leis e rituais do Antigo Testamento. Alguns ficam confusos se devemos praticá-los nos dias de hoje.

            Toda lei que não tinha um princípio moral ético não deve ser praticado hoje. Por exemplo: Não roubar, não adulterar, não matar, não mentir (Ex 20:13-17) não divorciar (Ml 2:13-16); todos esses mandamentos têm um princípio moral ético. Por isso, devemos obedecê-los ainda nos dias atuais.

            Mas, guardar o sábado (Ex 20:8-11), santificar objetos e pessoas com a unção do óleo (Ex 30:25-30), sacrificar animais para perdão dos pecados (Lv 9:7), ir ao templo para adorar a Deus na Sua presença (I Rs 9:1-9), ter um sacerdote como mediador entre Deus e os homens (Ex 28-29), são mandamentos e rituais sem um princípio moral ético.

            Então por que Deus deu esses mandamentos? Porque todos eles apontam para Cristo. É nele que encontramos o descanso sabático (Hb 4), é o seu sangue que nos santifica (Ap 1:5-6), é por meio do Seu sacrifício na cruz que recebemos o perdão dos pecados (Cl 1:13-14), por meio dEle adoramos o Pai em espírito e em verdade em qualquer lugar (Jo 4:19-24), Ele é nosso mediador perante Deus (I Tm 2:5-6).

            Todos os mandamentos e rituais sem princípios morais e éticos são sombras do que é real, ou seja, Cristo. Não existe sombra sem um objeto real. Ela não existe por si só. Voltar a viver esses rituais e mandamentos é desprezar Jesus Cristo. É preferir a sombra a Aquele que é real. Por isso, quem baseia sua salvação nessas práticas não tem a salvação em Cristo Jesus.

Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. (Cl 2:17)
  

                                                              Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário