ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM, MAS A GRAÇA DIGNIFICA A DEUS

   

          O velho ditado “o trabalho dignifica o homem” (não é um versículo bíblico), significa que o homem que trabalha, consegue seu sustento, não depende dos outros, não é um preguiçoso, e luta por aquilo que precisa e quer, é digno de elogio, respeito, louvor e glória (mérito). 
 
         Por isso temos dificuldades de aceitar ajuda, como uma carona, um conselho ou uma “força” para carregar algo pesado. Pois aceitar a ajuda, é reconhecer que você não consegue fazer aquilo sozinho. E se alguém lhe ajuda, você é obrigado a dividir sua dignidade com outro. E tudo isso afeta nosso orgulho!

         Talvez seja por isso que temos dificuldade de entender a salvação pela graça (literalmente de graça para nós). E por que ela é pela graça?

"Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". (Mc 10:27).

“... o que o homem poderia dar em troca de sua alma? (Mc 8:37).

         Na Páscoa, celebramos nossa salvação por aquilo que Jesus fez, e que não poderíamos fazer: nos salvar! A nossa parte é simplesmente reconhecer nossa total dependência de Deus!

         As falsas religiões pregam que você deve fazer por merecer. Nesse caso, o esforço humano o dignifica a ser salvo, e o louvor e a glória serão do homem.

         Mas na salvação pela graça, por meio da obra (esforço e trabalho) de Cristo, somente Ele é digno de toda honra, glória e louvor!

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2:8-9)

                   Como é sua “religião”? Ela dignifica a quem?

Pr. Ricardo

6 comentários:

  1. Se o homem não quer dividir a sua dignidade porque é orgulhoso, então Deus não quer dividir a Sua dignidade porque também é orgulhoso? Como conciliar a Sua perfeição com este grave defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena!
      Entendo sua pergunta, mas o problema é que ela coloca Deus e o homem no mesmo patamar.
      Tudo que o homem faz, ele faz na dependência de Deus. Sem Ele não há vida, saúde, inteligência ou força para nada. Por isso, homem nenhum pode se orgulhar ou dizer que fez algo sem depender de ninguém, pois em todo tempo dependeu de Deus. Logo, o orgulho humano é pecado. É roubar o mérito que é de Deus.

      1Co 4:7 Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

      Já Deus é auto-suficiente. Ele não depende de ninguém para Sua existência. Por causa dEle tudo existe. Por isso, Ele exigir toda glória para Ele não é orgulho ou arrogância, é simplesmente direito dEle! Isso se ilustra, de certa forma, no que chamamos de "direitos autorais". Se alguém cria algo, ninguém pode criá-lo de novo e dizer que é ideia sua. Seria uma infração aos direitos autorais. Quando qualquer criatura recebe mérito por qualquer coisa na criação, rouba os "direitos autorais" do Criador.

      Isa 42:8 "Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

      Concluindo, Deus pode se orgulhar e exigir a glória somente a Ele, porque é dEle por direito. Infelizmente vivemos em uma época que as pessoas tem se colocado em igualdade ou até acima de Deus. Não suportam a ideia de que Deus é Senhor, e não um coleguinha que eu trato com eu quero. Perdemos toda reverência e submissão.

      Que Ele te abençoe na sua busca pela verdade!

      Excluir
  2. Olá Lorena!
    Entendo sua pergunta, mas o problema é que ela coloca Deus e o homem no mesmo patamar.
    Tudo que o homem faz, ele faz na dependência de Deus. Sem Ele não há vida, saúde, inteligência ou força para nada. Por isso, homem nenhum pode se orgulhar ou dizer que fez algo sem depender de ninguém, pois em todo tempo dependeu de Deus. Logo, o orgulho humano é pecado. É roubar o mérito que é de Deus.

    1Co 4:7 Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

    Já Deus é auto-suficiente. Ele não depende de ninguém para Sua existência. Por causa dEle tudo existe. Por isso, Ele exigir toda glória para Ele não é orgulho ou arrogância, é simplesmente direito dEle! Isso se ilustra, de certa forma, no que chamamos de "direitos autorais". Se alguém cria algo, ninguém pode criá-lo de novo e dizer que é ideia sua. Seria uma infração aos direitos autorais. Quando qualquer criatura recebe mérito por qualquer coisa na criação, rouba os "direitos autorais" do Criador.

    Isa 42:8 "Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

    Concluindo, Deus pode se orgulhar e exigir a glória somente a Ele, porque é dEle por direito. Infelizmente vivemos em uma época que as pessoas tem se colocado em igualdade ou até acima de Deus. Não suportam a ideia de que Deus é Senhor, e não um coleguinha que eu trato com eu quero. Perdemos toda reverência e submissão.

    Que Ele te abençoe na sua busca pela verdade!

    ResponderExcluir
  3. Já que, segundo a palavra de Deus toda honra e glória devemos à Ele, que Deus continue te usando como instrumento para divulgação de Sua poderosa palavra, que é viva e eficaz! Glória a Deus por sua vida, servo do Senhor! Pr. Ricardo Libaneo - Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, meu pai diz que o homem só presta quando ele trabalha,mais ele não sabe que o amor é mais importante, não adianta ser um bom trabalhador se não houver amor.

    ResponderExcluir