ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

sexta-feira, 23 de março de 2012

MINISTÉRIO FEMININO- Atrás da cortina do palco humano, mas no centro do plano divino.


Atrás da cortina do palco humano,
                                   mas no centro do plano divino.



Certamente Timóteo aprendeu muito do apóstolo Paulo, que o chamava de seu “filho” na fé. Mas tudo começou no lar, onde sua avó piedosa, Lóide, e sua mãe fiel, Eunice, inculcaram nele as Sagradas Escrituras. Desde bebê, Timóteo foi cercado pela Palavra de Deus recitada pela vó e pela mãe. Observe seu comportamento para com a Palavra. Não sabemos se possuíam uma cópia das Escrituras. Talvez nem sabiam ler e escrever. Talvez tivessem que memorizar o texto sagrado que ouviam na leitura bíblica na sinagoga para depois recitar tudo nos ouvidos dele.

Mas veja a diferença que fez! Seu papel aparentemente insignificante para o mundo preparou o caminho para um dos servos do Senhor mais importantes do primeiro século. Eram verdadeiras “fazedoras de rei”, atrás da cortina do palco humano, mas no centro do plano divino.

Talvez, por isso, 1 Timóteo 2.15 destaca a extrema relevância de mães (e avós) piedosas, cujo principal ministério é o lar e a educação dos filhos e netos nos caminhos do Senhor:

“Todavia, será preservada (ou “salva” de aparente insignificância do seu papel no lar) através de sua missão de mãe, se elas permanecerem em fé e amor e santificação, com bom senso.”

Algumas aplicações para a nossa vida:

ü      Mulheres, não menosprezem seu chamado; sejam motivadas, encorajadas, consoladas, resolvidas, dedicadas e pacientes na tarefa de formar uma nova geração de líderes.

ü      Lembrem-se: um alicerce bíblico, lançado cedo na vida, prepara o caminho para um futuro bem-sucedido.

ü      Invistam e insistam na educação dos filhos e netos na Palavra de Deus.

ü       Avós, aproveitem cada oportunidade quando os netos estão em casa para um momento de culto familiar, memorização da Palavra e músicas evangélicas.

Para reflexão...

ü                  De que maneira o mundo tem desvalorizado o papel de mães e avós piedosas na criação dos filhos e netos?

ü                  Leia 2Timóteo 1.5 e 3.14-16. Qual foi o segredo do amadurecimento espiritual precoce do jovem ministro Timóteo? Quais aplicações podemos tirar disso?

ü                  Leia Tito 2.3-5. Qual o “currículo da avó” que ela ensina para as mulheres jovens?
        

David Merkh e Mary-Ann Cox – extraído do livro “O legado dos avós” – pgs 106-107

Nenhum comentário:

Postar um comentário