ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

VOCÊ, UM PROFESSOR


           Era uma aula de EBD (Escola Bíblica Dominical). Eu e meus colegas estávamos bagunçando enquanto a professora tentava nos ensinar uma história bíblica. Ela era uma senhora já de certa idade, e não conseguia controlar a classe. Então ela disse: “Se vocês não querem prestar atenção, tudo bem, eu estou tranquila, pois tenho Jesus como meu Salvador e se morrer, não irei para o inferno”.

            Talvez ela não tenha percebido que eu, mesmo bagunçando, estava prestando atenção. Naquela noite não conseguia dormir, mas ficava pensando no que ela havia dito. Só me acalmei depois de orar reconhecendo Jesus como meu Salvador.

            Minha vida com Deus começou por causa de uma professora. Ela nem sabe. Talvez ela tenha ficado desanimada por causa daquela aula bagunçada. Mas na eternidade, ela verá que seu esforço produziu frutos eternos.

            O que ensinamos, especialmente a Palavra de Deus, fica guardado no coração do aluno, que lembrará o que aprendeu mesmo anos mais tarde.

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. (Pv 22:6)

Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. (Is 55:10-11)

            Por isso, todos nós, cristãos, somos chamados a ensinar:

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. (II Tm 4:2)

Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. (I Pd 3:15)

            E para sermos bons professores, precisamos conhecer e viver aquilo que queremos ensinar. Além disso, devemos estar atentos às oportunidades de ensino no dia a dia.

Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas. (Ed 7:10)

            Você conhece bem a Deus pela Sua Palavra para poder ensinar a outros? Tem estudado (não apenas ler) a Bíblia? Tem lido materiais que te ajudam a se aprofundar no conhecimento bíblico? Que tal separar 30 minutos para estudo das Escrituras por dia?

            Suas atitudes são coerentes com o que você tem aprendido na Bíblia? O que precisa ser mudado? Nunca chegaremos à perfeição nessa vida, mas não podemos com isso, nos acomodar no pecado! A melhor forma de ensinar é viver o que se ensina!

            Você tem criado e aproveitado oportunidades para ensinar? Tem dado possibilidades para Deus usar sua vida para transformar outras por meio da Palavra, assim como aquela minha professora de EBD?

            Nessa semana comemoramos o dia dos professores. Parabéns aos professores que têm feito do ensino a sua profissão!  Parabéns aos professores que servem na igreja ensinando a Palavra a nós e aos nossos filhos! Parabéns a você que aproveita as oportunidades para ensinar as Escrituras, mesmo que ninguém lhe chame de professor!


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário