ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A expressão “EM NOME DE JESUS” é mágica?


Você sabia que alguns hospitais são fechados para a capelania evangélica porque alguns “pastores” têm o costume de passar de leito em leito “determinando” que o enfermo está curado EM NOME DE JESUS!?

         Você pode ter passado por isso. Talvez tivesse algum problema, em alguma área na sua vida, e você compartilhou sobre isso com algum crente; e ele com toda confiança lhe consola dizendo que EM NOME DE JESUS aquele problema seria solucionado.

         Enfim, alguns creem que se usarem O NOME DE JESUS (sempre aumentando a entonação de voz), Deus se torna obrigado a obedecê-los, e aquilo que eles pedem vai acontecer. Daí, O NOME DE JESUS se torna uma expressão mágica, como “abracadabra” ou “abre-te sésamo”.

         Mas de onde eles tiram essa doutrina? Geralmente de um texto onde Jesus diz:

Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
O que vocês pedirem em meu nome, eu farei". (Jo 14:12-14)

         Fato é que nem sempre usar o nome de Jesus dá certo. Então, o que significa “pedir em meu nome”?

Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. (Tg 4:2-4)

         Nesse texto, vemos que se pedirmos algo que não é da vontade de Deus, mas para satisfazer nossos próprios desejos, não adianta usar o nome de Jesus. Em compensação:

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. (I Jo 5:14)

         Logo, entendemos que pedir algo EM NOME DE JESUS é o mesmo que pedir no lugar dEle. Ou seja, quando oramos, devemos orar como Jesus oraria! Nossos pedidos deveriam ser os pedidos que Ele faria! Isso deveria mudar nossa forma de orar!

         Mas quando vemos alguém pedindo algo EM NOME DE JESUS, mesmo que seja absurdo, e ele recebe?

"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’
Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "(Mt 7:21-23- grifo meu)

         Nesse texto vemos que às vezes a resposta não é que Deus está concordando, mas sim disciplinando! (cf. Rm 1:18-32)

         Conclusão: o “NOME DE JESUS” não é uma palavra mágica para realizar o que queremos. “O Deus da Bíblia é pessoal, não é uma força ou energia a ser manipulada por fórmulas mágicas”. (Pr. Luiz Sayão)

Pr. Ricardo
(Pastoral baseada na palestra “Os nomes de Deus”, Pr. Luiz Sayão, Congresso Pregue a Palavra 2013)

3 comentários:

  1. Eu gostaria de saber o que quer dizer a expressão: "...em nome de Jesus"

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cardoso Costa! Conforme refletimos no artigo, "em nome de Jesus" quer dizer pedir representando o próprio Senhor Jesus. Isso nos faz refletir sobre como temos orado: pensando em nós mesmos (nossos desejos) ou na glória de Cristo? Por isso sempre devemos orar como Jesus oraria, pelos motivos que Jesus oraria, com a motivação com que Jesus oraria. Isso significa orar em nome de Jesus. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.
    Pedi em nome de Jesus é pedir conforme a vontade Dele, muitos não entendi isso.
    E sempre termina uma oração egocêntrica em "nome de Jesus"

    ResponderExcluir