ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

HÁ ESPERANÇA PARA UMA FAMÍLIA MARCADA POR ESCÂNDALOS?



Você já pesquisou sobre seus ancestrais? Já teve curiosidade de saber onde surgiu o seu sobrenome? Eu sempre tive essa curiosidade, mas nunca descobri muita coisa.

            Meu sobrenome Gonçalves tem origem portuguesa, e vem de Gonçalo (família de Gonçalo). É um nome muito popular, pois foi adotado por muitas pessoas, mesmo por aquelas que não pertenciam à família de Gonçalo; por isso fica difícil definir exatamente a origem do desse nome.

            Pesquisando sobre meu outro sobrenome, Libaneo, descobri que pertenceu a uma família que morava na região de Itapetininga e Paranapanema, interior de São Paulo, e que foram fundadores da cidade Campina de Monte Alegre.

            Pesquisar a árvore genealógica pode ser apenas curiosidade, mas pode também ensinar algumas lições. Isso acontece quando olhamos para os ancestrais de Jesus.

            Em Mateus o autor começa a história de Cristo com uma genealogia. O versículo 1 e 17 deixam claro que Jesus era descendente de Abraão e Davi. Isso mostra a fidelidade de Deus ao cumprir a promessa que Ele havia feito a esses dois homens (cf. Gn 12:1-3 e II Sm 7:16).

            Mas o que mais me surpreende nesse texto, são as pessoas que pertencem à arvore genealógica de Jesus:

            Tamar (vs 3), Raabe (vs 5), Rute (vs 5) e Bate -Seba (vs 6) não seriam mencionadas em nenhuma genealogia judaica, pois eles apenas mencionavam os homens da família. Isso mostra que em Cristo, as mulheres são valorizadas, apesar do contexto da época. Isso vai contra a falsa afirmação que a Bíblia é machista.

            Outro fato interessante é observar quem são essas mulheres:

            - Tamar foi uma mulher que usou da prostituição para se vingar de seu sogro (cf. Gn 38).

            - Raabe foi uma prostituta que auxiliou o povo hebreu a conquistar Jericó (cf. Js 2).

            - Rute foi uma moabita fiel a Deus na época em que Israel era infiel (cf. Rute).

            - Bate-Seba, que não é mencionada diretamente, mas por alusão no verso 6 (mulher de Urias), foi a mulher com quem o Rei Davi adulterou, e depois de tê-la engravidado, matou seu marido (cf. II Sm 11-12).

            Poderíamos analisar os outros nomes que aparecem nessa genealogia, como Abraão, Isaque, Jacó, Judá e Roboão entre outros, mas não o faremos por falta de espaço.

            Mas a pergunta é: por que o Salvador do mundo nasceria em uma família manchada de tantos escândalos e pecados? A resposta o próprio Senhor Jesus deu:

Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". (Mc 2:17)

Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". (Lc 19:10)

            Não havia família perfeita para Jesus nascer! Mas Ele veio para restaurar o homem imperfeito por meio do Seu sacrifício na cruz!

            Essa é a maravilha do Natal! Celebramos o nascimento d’Aquele que veio restaurar pecadores arrependidos!

"Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:10-11)

UM FELIZ NATAL COM SUA VIDA E FAMÍLIA RESTAURADAS EM CRISTO!


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário