ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SEM AMOR NÃO DÁ- Por que as pessoas deixam de servir na igreja?



Roberto era um crente exemplar. Não faltava em nenhuma programação da igreja. Estava envolvido em todos os ministérios possíveis. Além disso, era um bom conhecedor da Bíblia e por isso estava envolvido na área de ensino. Ajudava os irmãos, não importa o preço a ser pago por isso.

         Mas um dia tudo isso acabou. Alguém criticou o trabalho de Roberto, e aquilo o machucou muito. Frustrado por seu esforço não ser reconhecido, e por ter pouco apoio do seu pastor, ele abandonou a igreja.

         Você conhece alguém como Roberto? Você já agiu como ele? Sentiu como se seu trabalho não tivesse sido reconhecido, foi criticado ou não te elogiaram o bastante, então você se afastou?

         Acho que todos nós lutamos com isso. O problema é o nosso orgulho!

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (I Co 13:4-7- grifo meu)

         A Bíblia nos ensina que devemos servir com amor e não por orgulho! Quando trabalho com uma motivação que não seja amor, é inútil! Posso impressionar as pessoas, mas não a Deus!

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. (I Co 13:1)

         Falar em línguas era o dom mais impressionante e valorizado na igreja de Corinto! Todos os crentes queriam tê-lo. Mas Paulo mostra no capítulo 14 que é o dom mais inútil na igreja, pois não serve para a edificação dos irmãos. Ou seja, eles queriam o que lhes daria mais status, por orgulho, e não o que lhes daria mais relevância, amor aos irmãos.

Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. (II Co 13:2)

         Mesmo que fosse possível conhecer os mais profundos mistérios de Deus e de Sua Palavra, se isso não fosse para ajudar o próximo, seria inútil! Aliás, muitas vezes o conhecimento é motivo de orgulho (cf I Co 8:1)!

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. (I Co 13:3)

         Até aqueles que doam tudo o que têm aos necessitados, se fizerem isso para “se mostrar”, doam inutilmente!

         O maior exemplo de servir por amor foi Jesus Cristo, que deixou Sua glória, e sendo Deus, serviu aos homens morrendo em uma cruz por seus pecados. E como o homem O trata? Como nós O tratamos?

         Por que morrer por aqueles que O rejeitaram? Por amor.

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Rm 5:8)

         Sirva por amor. Não dependa de reações pra isso. Só assim você vai de fato servir.

Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. (I Co 13:13)

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário