ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

EGOÍSMO... MOTIVO PELO QUAL UM "CRISTÃO" NÃO FREQUENTA A IGREJA


                São vários os motivos que levam alguns cristãos a deixarem de frequentar uma igreja. Alguns, até parecem legítimos, como pastores enganadores, igrejas bagunçadas e marcadas por escândalos etc.

            Mas por mais que seja um motivo legítimo, nada impede que o cristão frustrado busque uma outra igreja segundo os padrões bíblicos. Mas o que acontece é que quando ele se acha sem igreja, fica em uma situação confortável e decide permanecer assim, e usa diversas desculpas “espirituais” e filosóficas para justificar sua situação.

              SER MEMBRO DE UMA IGREJA É DESCONFORTÁVEL, POIS...

            PRECISO ME SUBMETER A UMA LIDERANÇA. Essa é uma das razões citadas pelos “sem igreja”. Para eles, ninguém deveria mandar na igreja. Todo mundo é igual, logo, todo mundo manda. Esquecem que a liderança foi estabelecida pelo próprio Deus em Sua Palavra para efeito de organização; pois vemos no próprio exemplo de Israel que quando ficou sem líder, viveu um dos seus piores momentos na história:

Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo. 
(Jz 21:25)

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. 
(Hb 13:17, cf I Ts 5:12-13)

            PRECISO PERDOAR AS FALHAS DE UM IRMÃO E AJUDÁ-LO A CRESCER. A hipocrisia também é um dos motivos que os “sem igreja” citam como justificativa para sua decisão. Para eles, o fato de haver pecadores na igreja mostra que ela é ineficaz. É mais fácil abandoná-la do que esforçar para melhorá-la.

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.  (Ef 4:2-3; 32)

Vivam em paz uns com os outros.
Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.
Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. (I Ts 5:13-15)

... o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. (Ef 4:16)

            COMO MEMBRO DO CORPO DE CRISTO, PRECISO ME ENVOLVER E TRABALHAR PARA MANTÊ-LO SAUDÁVEL. É mais fácil ser um “esquenta banco” do que me responsabilizar por um ministério. É mais fácil criticar do que me expor à crítica de outros. Ser um membro do corpo de Cristo é me comprometer a servi-Lo na igreja. E servir desafia meu orgulho.

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. (I Co 12:12)

Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. (Ef 4:12- NTLH)

E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. 

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. (Hb 10:24-25)


            Creio que existem outros motivos, mas já é possível entender com o que foi citado aqui. É mais fácil “adorar” a Deus do meu jeito, dependendo de mim mesmo, do que adorar do jeito dEle dependendo dEle. Ser membro atuante de uma igreja desafia meu orgulho e egoísmo.

            Mas graças a Deus pela Sua igreja! Pois por meio dela percebemos o Seu cuidado, e vivemos o privilégio de ser parte de Sua família!

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.  
(At 2:42-47)

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário