ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

POR QUE DEUS PERMITE QUE CRENTES FIÉIS SOFRAM?



Na Nigéria, 39 cristãos foram mortos por causa da sua fé nessa semana. Em janeiro, um pastor e seu filho foram mortos na República Centro Africana, deixando esposa e cinco filhos. Um casal de missionários chega do culto e encontra sua casa arrombada por um ladrão. Pais fiéis a Deus recebem o diagnóstico de câncer de sua filhinha de 10 anos.

            Por que Deus permite isso? Se Deus é bom e onipotente (capaz de fazer qualquer coisa), por que permite que seus filhos sofram? Não deveria Ele nos livrar de todos os problemas?

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Rm 8:28-29)

            Conhecemos bem a primeira parte desses versos, e por isso questionamos a bondade de Deus em meio ao sofrimento. Mas e a segunda parte? Diz que o “bem” para aqueles que o amam é serem transformados à imagem do Seu Filho Jesus! Ou seja, tudo o que Deus permite em nossa vida é para nos ensinar a sermos como Cristo.

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. (Tg 1:2-4)

            Tiago nos diz que a provação (sofrimento) molda nosso caráter, e por isso devemos recebê-la com alegria e não com murmuração ou questionamento. É só avaliar, quem é mais maduro, alguém que batalhou e sofreu para ter o que tem, ou quem recebeu tudo de mão beijada?

Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. (Hb 12:7, 10)

            O autor de Hebreus cita as dificuldades como disciplina vinda do amor de Deus, não no sentido de castigo, mas de treinamento (educação) para melhorar o “desempenho”, como as dificuldades colocadas propositalmente no treino de um atleta para aumentar o rendimento.

            Através dessa educação (sofrimento) vamos nos tornando mais santos, ou seja, sendo capazes de pecarmos menos.

            CONCLUSÃO: Deus permite o sofrimento aos Seus filhos fiéis para torná-los cada vez mais fiéis. Um claro exemplo disso é Jó, que aos olhos do próprio Deus era o homem mais justo da Terra naquela geração, e ainda assim, permitiu que Satanás lhe causasse profundo sofrimento. O resultado? Jó mesmo nos diz:

Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.  (Jó 42:5)

            Mas Deus se torna mal por usar o sofrimento como ferramenta de transformação? Não! Porque Ele sofreu primeiro para nos transformar:

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Rm 5:8)

Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. 

E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (II Co 5:14-15)


            E porque o sofrimento com que Ele nos molda não é comparável com a eternidade que nos dá gratuitamente em Seu Filho Jesus:

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. (Rm 8:18)

Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 
(II Co 4:16-17)

     E uma vez que são transformados pelo sofrimento, salvos pela graça, reconheçamos Seu amor e poder com ações de graça (glorificando)!

Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus. (II Co 4:15)

            Por que Deus permite que crentes fiéis sofram? Porque Ele quer transformá-los para uma eternidade livre de sofrimento, para Sua própria glória!


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário