ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SERÁ QUE A IGREJA PRECISA DE LÍDERES? NÃO SERIA MELHOR SE TODOS “FOSSEM IGUAIS”?


Ouvi uma vez de um grupo de pastores de uma determinada igreja que chegaram à seguinte decisão: todos eles seriam iguais em poder, ninguém mandaria em ninguém. Mas, durante uma reunião em que ninguém concordava um com o outro, o pastor mais velho deu um tapa na mesa e disse: “de agora em diante quem manda aqui sou eu”.

            A ideia de todos serem iguais, e que ninguém manda em ninguém é muito bonita; mas será que funciona? Será que a igreja seria melhor se não tivesse gente mandando?

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". (Gn 1:126)

            Na criação, vemos que Deus estabeleceu o homem como líder de todas as criaturas. A ideia de alguém mandar veio dEle mesmo. E podemos perceber isso em diversas áreas da sociedade:

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. (Rm 13:1)

Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. 
(I Ts 5:12)

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. (Ef 5:22)

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. (Ef 6:1)

            Como seria uma empresa sem líder? E se não houvesse um chefe no lar? O que seria de uma igreja sem liderança? Quando não há líder, há confusão.

Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo. 
(Jz 21:25)

            O grande problema é achar que o líder tem mais valor que os subordinados. Mas no seguinte texto vemos Deus sendo o cabeça de Cristo. Ora, sabemos que tanto Deus como Cristo são um só, logo, ambos têm o mesmo valor, mas estão em diferentes patamares na hierarquia. Liderança não é uma questão de valor, mas de organização.

Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.  (I Co 11:3)

            Além disso, nem sempre o líder escolhido por Deus é o mais capacitado. Ele escolheu um gago para transmitir Sua Lei ao povo hebreu no deserto. Escolheu o filho rejeitado para ser um rei segundo o Seu coração. Elegeu um terrorista para escrever grande parte do Novo Testamento. Liderança não é sinônimo de capacidade, mas de oportunidade de mostrar que é Deus quem capacita o líder.

Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,  para que ninguém se vanglorie diante dele. (I Co 1:27-29)

            Outro problema é achar que o líder é aquele que fica sentado mandando. Mas no conceito de Deus, o líder é o que mais serve. O próprio Senhor Jesus deixou esse exemplo.

Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.
Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Mc 10:42-45)

            E por fim, creio que a discussão de ter líderes na igreja ou não parte de corações que não querem se humilhar a obedecer, a abrir mão de suas vontades. O problema é que isso não reflete o caráter de Cristo, que se submeteu pagando o mais alto preço por isso.

... humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Fp 2:8)

            É assim que deve ser na igreja. O líder servindo a todos e os demais membros se submetendo à liderança como ao Senhor. O resultado será uma igreja organizada, alegre e atuante, honrando a Deus.

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. (Ef 5:21)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário