ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Natal: Jesus ou suco de maçã?



Natal: Jesus ou suco de maçã?

Meus filhos gostam muito de um desenho onde uma pequena moça está aprendendo a viver como princesa. Eu também gosto, pois é um dos poucos programas infantis em que a família é estável, composta por pai, mãe e filhos. Cada episódio apresenta a princesinha se tornando uma princesa de verdade ao aplicar valores que a tornam bela por dentro, e não apenas por fora.

Porém, fiquei decepcionado esta semana ao assistir o episódio “natalino”. Tinha tudo o que esperava: ceia, árvore de Natal, presentes, luzes, tudo. Já imaginava que os produtores não fariam menção do menino Jesus, mas qual foi minha surpresa, quando se recusaram de sequer chamar o feriado de “Natal!” No seu lugar, a família celebra a festa fictícia denominada “Wassailia” – derivado do nome de um suco de maçã tradicional natalino!

“Natal” em português e em inglês, “Christmas,” incluem em seu nome referência ao sentido da celebração do Natal: o nascimento de Cristo, Deus encarnado. Porém, no nosso mundo secularizado e “politicamente correto”, há o desejo de excluir qualquer referência a Cristo. Suco de maçã é bem mais digestivo! No Brasil estamos indo pelo mesmo caminho. A saudação “Boas Festas” já começa a substituir o “Feliz Natal”.

Mas, antes de julgarmos o mundo, será que a nossa prática é tão diferente? Claro, nós cantamos hinos de Natal, enfeitamos nossas casas com presépios, assistimos as cantatas, etc. Enfim, amamos a época do Natal. Mas será que Jesus está presente? Ou será que presumimos que Cristo é o centro do Natal, enquanto nossos corações e mentes estão ocupadas demais para termos comunhão com Ele. Onde está Jesus no seu Natal? Ele tem espaço em meio à correria do fim de ano? Ele está presente nas festas e confraternizações em família?

“Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.” (Isaías 7:14)

A mensagem do Natal é “Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Em Jesus, Deus se aproximou do mundo pecador e se tornou um de nós. Ele atravessou a barreira criada pelos nossos pecados e nasceu como um bebê humilde numa manjedoura. Tomou sobre si as nossas transgressões na cruz e cancelou a nossa dívida. Pela Sua ressurreição temos vida nova. A paz e alegria do Natal se dão somente pela presença de Cristo que nos salvou! Então, Jesus está presente no seu Natal? O que você pode fazer para que Ele seja o centro das suas celebrações em 2014, para que Natal seja MUITO mais do que apenas “suco de maçã”.


Pr. David Merkh, Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário