ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

QUEM É NOSSO PERPÉTUO SOCORRO?


A “mãe do perpétuo socorro” (que dá nome à nossa cidade) é um quadro pintado por volta do século XV. Diz a “tradição” que foi pintado pelo próprio Lucas, escritor do evangelho. Nele, vemos a imagem dos “arcanjos” Miguel e Daniel, trazendo os instrumentos que simbolizam a paixão de Cristo: a cruz, os pregos, a lança (que o perfurou depois de morto) e a vara com uma esponja ensopada em vinagre. No centro do quadro, Jesus ainda menino, assustado com os anjos e os instrumentos de tortura, agarra-se na mãe, deixando uma de suas sandálias cair. Enquanto isso, Maria o segura firmemente com um olhar de ternura, sendo o refúgio e socorro do pobre menino indefeso.

            Resumindo, o quadro retrata Jesus como um bebê indefeso, e Maria como aquela que tem poder de proteger até mesmo o Salvador do mundo.

            À luz da Bíblia, vamos refletir sobre tudo o que está envolvido na mensagem dessa pintura. Primeiro a adoração ao quadro (sim, o quadro é adorado; basta analisar as procissões, a veneração e os milagres creditados à gravura):

“Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, sou Deus zeloso...” 
(Ex 20:4-5- 2º. Mandamento).

            Sobre Maria ser a protetora de Jesus, vemos uma oração (cântico) feita por ela mesma no evangelho de Lucas 1:46-48:

"Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva”.

            Nessa oração vemos que ela reconhece que tem um Salvador. Quem precisa ser salvo, não salva ninguém. Em outra ocasião vemos que Maria foi rejeitada pelo próprio Jesus, pois não havia crido em Sua mensagem, mas o achava louco:

“Quando seus familiares ouviram falar disso, saíram para trazê-lo à força, pois diziam:- Ele está fora de si... mandaram alguém chamá-lo... e lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram". "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?", perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe". (Mc 3:21, 33-35).

            A Bíblia também nos mostra que durante a angústia que precedia a morte de Cristo, Ele buscou refúgio no Único que poderia ajudá-Lo, o próprio Deus Pai:

“Ele se afastou a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar:- Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua.” (Lc 22:41-42).

            Na verdade, a idolatria desse quadro que exalta Maria, nada mais é do que uma forma de tirar a glória do nosso Salvador Jesus Cristo, e colocá-la sobre ela, uma mulher que foi escolhida pela graça de Deus e não por seus merecimentos. É uma forma de dizer que Maria é maior que Jesus.  O apóstolo Paulo nos mostra que quem está por trás da idolatria é o próprio demônio, que faz de tudo para roubar a glória de Deus:

“Portanto, que eu estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus...” 
(I Co 10:19-20).

            Se alguém tem essa prática, ignora o fato de Jesus ser o único caminho para Deus (Jo 14:6), e busca em Maria esse caminho. Logo, à luz da Bíblia, essa pessoa está perdida e caminha para o inferno.

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu Filho Unigênito (e não Maria), para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna... Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado...”
 (Jo 3:16,18).

Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". (Atos 4:11-12)

            Não podemos adorar, venerar, glorificar ou louvar algo ou ninguém no lugar de Cristo, o Único que é digno da nossa adoração, pois é nosso perpétuo socorro!

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2:9-11)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário