ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Série- “O que a Bíblia diz?”- AS PESSOAS QUE NÃO TÊM CONDIÇÕES DE OUVIR O EVANGELHO SERÃO SALVAS?


           A Bíblia é clara que somente os que crerem no evangelho serão salvos:

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. (Romanos 10:9-10, 17)

         Mas e aquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ouvir ou entender o evangelho? Elas são salvas ou condenadas? 
            Existem posições diferentes sobre essa questão. Segue minha opinião baseado no que entendo da Bíblia:

Mentalmente incapazes (crianças, por exemplo)

         A Bíblia não tem nenhum texto claro sobre como Deus julga pessoas mentalmente incapazes. Porém, ela é clara quanto ao caráter de Deus: Bom (Salmos 118:1), Justo (Salmos 11:7), Misericordioso e Amoroso (Salmos 103:8). Baseado no Seu caráter creio que Ele não condenaria pessoas nessa situação.


O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. (Salmo 103:8)

         Um texto que parece, de forma indireta, apontar para esse lado, é a narrativa sobre a morte do bebê que Davi teve com Bate-Seba. Quando a criança morre, ele diz que seria impossível ela voltar, mas que um dia iria até ela. 

Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim". (II Samuel 12:23)

         Apesar desse texto, creio que o caráter de Deus é o melhor fundamento para crer na salvação de pessoas nessa situação.

Pessoas que nunca ouviram o evangelho (índios isolados, por exemplo)

         Hoje em dia é bem difícil encontrar pessoas que não têm acesso ao evangelho. No passado, e talvez ainda hoje em alguns lugares remotos, poderia existir. Mas a Bíblia diz que diante da criação, todos podem conhecer a Deus:

... pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis... (Romanos 1:19-20)

         Mas saber que Deus existe não é suficiente (cf. Tiago 2:19), é preciso conhecer a necessidade de salvação em Cristo, e isto é revelado apenas na Bíblia. Porém, qualquer um que, tendo concluído que existe um Criador, desejá-Lo conhecê-Lo, Deus se manifestará a essa pessoa. Mais uma vez, conhecendo o Seu caráter, Ele não se esconderá, mas tem prazer em se revelar ao homem.

Cito dois exemplos bíblicos que mostram isso. O primeiro, do etíope que temia a Deus, mas não conhecia o evangelho. Então Deus lhe envia Felipe para pregar:

Um anjo do Senhor disse a Filipe: "Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza". Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope... Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.
E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a".
Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus. Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? " (Atos 8:26-30)

E também vemos o caso de Apolo, que também temia a Deus, mas não conhecia o evangelho. Deus usa Áquila e Priscila para lhe explicar:

Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras. Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João. Logo começou a falar corajosamente na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus. (Atos 18:24-26)

Por isso creio que Deus, pelo Seu caráter, salvará os mentalmente incapazes, e Se revelará aos que O buscarem de coração, não importa onde e nem como.


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário