ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quarta-feira, 18 de julho de 2012

OS PREGADORES DE TELEVISÃO


OS PREGADORES DE TELEVISÃO


                Algumas vezes, alguns irmãos comentam que assistem às pregações na televisão. Dizem que assistem com espírito crítico, separando o que é bom do que é ruim. Como saber se uma pregação é “de Deus” ou não? Quero refletir sobre o que devemos avaliar nas pregações, seja de televisão, rádio ou mesmo ao vivo:

            1º. É BÍBLICA? Sempre compare as palavras do pregador com a Bíblia. Ela é a única fonte confiável. Se uma palavra vai contra o ensinamento bíblico, desconsidere a pregação. CUIDADO! Para a pregação ser bíblica não basta apenas citar textos bíblicos. Eles precisam ser interpretados respeitando o contexto em que estão inseridos. Saber quem escreveu, para quem escreveu e porque escreveu, nos ajuda a chegar à interpretação correta do texto.

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” (At 17:11).

            2º. APONTA PARA CRISTO? Jesus Cristo é a mensagem principal da Bíblia. Somente por meio dEle chegamos a Deus. Por isso, se Ele não é lembrado, a mensagem se torna incompleta.

“E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele (Jesus) em todas as Escrituras.” (Lc 24:27).
 “... nós, porém, pregamos a Cristo crucificado...” (1Co 1:23; cf 2Co 4:5).

            3º. GLORIFICA A DEUS? Ou seja, aponta Deus como o responsável por tudo e o objetivo de todas as coisas? Existem muitas pregações que colocam Deus à disposição do homem, e que tem por obrigação abençoá-lo com bênçãos desse mundo temporário (dinheiro, saúde e vitórias sobre o sofrimento). Essas devem ser ignoradas. Deus é o centro de toda a criação! Até a salvação que temos em Cristo é para a Sua glória!

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.” (Rm 11:36).

“Porque Deus... em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo... para o louvor da sua gloriosa graça...” (Ef 1:4-6).

            4º. PREGA MUDANÇA DE CARÁTER? Muito se prega sobre mudança de nível social e prosperidade. Quase nunca o arrependimento e abandono do pecado são citados. A pregação bíblica deve exortar o homem à santidade!

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (II Tm 3:16-17).

            Esses requisitos nos ajudam a evitarmos os enganos dos falsos mestres. Incentivo você a se aprofundar no conhecimento bíblico, a fim de evitar as ciladas do falso evangelho.

“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” (Ef 4:14).

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário