ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 13 de agosto de 2013

COMO SER UM BOM PAI?


                Será que existe alguma fórmula ou padrão para sermos bons pais, mães, conselheiros ou discipuladores? 

              Eu creio que sim. Um dos textos que eu mais gosto na Bíblia nos dá passo a passo como podemos ajudar a próxima geração a conhecer e amar a Deus:

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. (Dt 6:5)

         O primeiro e mais importante passo é amar a Deus. Mas amar com tudo o que você é e tem! Se você não ama a Deus dessa forma, e tentar ensinar alguém a amá-Lo, será chamado de hipócrita. Sua devoção será pura religião e legalismo.

         Lembre-se, o amor não é um sentimento. Não espere sentir amor a Deus. Ame. O amor é uma decisão. Uma decisão que deve ser tomada todos os dias, em todas as situações em que você tem que  escolher entre amar a si ou a Deus.

          Só o fato de amar Deus assim, isso já influenciará seus filhos, netos, amigos e próximos.

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. (Dt 6:6)

         Você precisa conhecer e praticar a vontade de Deus que está revelada em Sua Palavra. Na verdade, é impossível amá-Lo sem obedecê-Lo (Jo 14:23-24). Seus filhos precisam ver que você vive aquilo que ensina.

Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
(Dt 6:7)

         Se você quer ensinar seus filhos a amarem a Deus, precisa aproveitar todas as oportunidades para ensiná-los. Se você deixar isso apenas para a igreja ou para o culto doméstico, eles vão entender que Deus é apenas uma religião, para um momento específico, e não tem nada a ver com nosso dia a dia.

         Ore o tempo todo com eles. Aproveite as situações da rua, os filmes e programas de televisão para discutirem sobre o que a Bíblia ensina sobre o que veem. Ensine-os a pensarem biblicamente!

Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. (Dt 6:8)

         Alguns judeus fazem isso literalmente. Em determinados horários do dia, eles colocam na mão e na testa um pedacinho de couro com esses versículos escritos e fazem suas orações.

         Creio que o princípio aqui é mais profundo que isso. O sinal (a Palavra de Deus) nos braços, significa que tudo o que você faz, deve ser para honrar a Deus (I Co 10:31, Cl 3:23); e na testa, tudo o que você pensa, deve agradá-Lo (Fp 4:8).

Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. (Dt 6:9)

         Deixe claro a seus filhos, que você e sua casa servirão ao Senhor (Js 24:15), e mesmo que estejam longe, Ele continuará com vocês (Hb 13:5).

         Essa é a fórmula para ser um bom pai. O padrão de Deus para o pai é alto demais! Isso só deixa mais claro, que só seremos bons pais se dependermos dEle (Jo 15:5), inclusive contando com Sua graça para nos perdoar e pedir perdão aos nossos filhos. E o resultado vale a pena!

Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!  Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros. (Sl 112:1-2)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário