ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 20 de maio de 2014

CRENTE PARTICIPA DE FESTA JUNINA?


Chega essa época do ano e volta aquela velha questão: o crente em Cristo Jesus pode participar da festa junina? Essa dúvida vem por causa das origens pagãs dessa festa, seja como comemoração do dia mais longo do ano (para os países do hemisfério norte), ou como uma festa dedicada a alguns santos, pela igreja católica.

            A Bíblia é clara quanto a não participação de um crente em uma adoração a um ídolo:

Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?
Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.
Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. (I Coríntios 10:19-21)

            Porém, nos nossos dias, essa festa é mais cultural/folclórica do que religiosa. Especialmente em escolas, clubes e outros espaços “laicos” (onde não se pode ter uma imposição religiosa). A ênfase está mais na comida, roupa e música típica do que nas origens idólatras. Por isso, não vejo problema de um cristão participar de uma festa assim.

            Paulo lidou com um problema parecido: o crente pode comer comida sacrificada aos ídolos. Veja a resposta:

Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.
Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, ( como de fato há muitos "deuses" e muitos "senhores" ), para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos. (I Coríntios 8:4-6)

Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência, pois "do Senhor é a terra e tudo o que nela existe". 
(I Coríntios 10:25-26)

            Ele ressalta apenas dois problemas que impedem um crente de participar da festa junina ou “comer comida sacrificada aos ídolos”.

            1) Vai escandalizar alguém? Pode ser que alguém, por sua imaturidade, ache um absurdo um crente participar de uma festa junina e vai achar que você está pecando. Nesse caso, por amor a ele, não participe:

Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; e como a consciência deles é fraca, esta fica contaminada.
Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.
Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar. (I Coríntios 8:7, 9, 13)

            2) Ou você mesmo não se sente à vontade em participar de uma festa assim. Muitos ex-católicos, que já participaram da “festa de São João”, se sentem mal em um ambiente que lembra seu passado idólatra. Nesse caso, também não participe.

Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. (Romanos 14:22-23)

            Por fim, devemos ter o cuidado de não sermos confundidos com aqueles que adoram ídolos; por isso é sempre bom verificar se a festa que vou participar tem motivação idólatra ou cultural. Por outro lado, não devemos ser escravos do diabo, deixando de usufruir muitas coisas que Deus nos deu e Satanás perverteu.

... pois "do Senhor é a terra e tudo o que nela existe".
Se participo da refeição com ação de graças, por que sou condenado por algo pelo qual dou graças a Deus?
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. ( I Coríntios 10:26, 30-31)

(Leia sobre o assunto em Romanos 14:1-23; I Coríntios 8:1-13; 10:23-33)

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário