ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

sexta-feira, 2 de maio de 2014

O PROBLEMA DA IDOLATRIA



Certa vez, uma amiga programou um passeio para crianças carentes. Correu atrás de apoio financeiro, autorizações e toda burocracia. Quando estava tudo pronto, um rapaz, envolvido com a política da cidade perguntou se poderia participar do passeio. Ela permitiu. Na semana seguinte do programa, saiu no jornal a foto do rapaz que foi de carona, e outras fotos do passeio. Na reportagem, a matéria dizia que o passeio aconteceu pelo esforço dele.

            Revoltante não? Alguém levar o crédito por algo que não fez! É isso que a idolatria faz! Dá crédito a um homem, mulher, animal ou qualquer ser criado, por algo que só Deus pode fazer! Por isso, um dos salmos que fala sobre a idolatria, começa afirmando que todo crédito (glória) deve ser dado a Ele!

Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade! (Salmos 115:1)

            A Bíblia diz que a idolatria nasce no coração do homem que não considera Deus como Deus! Logo, de forma louca, troca a adoração ao Criador pela adoração a criatura!

... porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
 (Romanos 1:21-23, 25)

            Alguns tentam disfarçar a idolatria dizendo que apenas reverenciam pessoas que foram exemplos de bondade e piedade. Mas eu pergunto: fazer imagens dessa pessoa, construir igrejas em honras a ela, orar para ela interceder por nós é uma simples reverência? Não! É dar glória a quem não merece! Pois qualquer ser humano viveu e fez o que fez na dependência dAquele que é o único digno de adoração!

            Veja o que os apóstolos fizeram quando o povo tentou “reverenciá-los”:

O sacerdote de Zeus, cujo templo ficava diante da cidade, trouxe bois e coroas de flores à porta da cidade, porque ele e a multidão queriam oferecer-lhes sacrifícios.
Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando:
Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há. (Atos 14:13-15)

            Não precisamos de outros mediadores ou intercessores! Isso seria desprezar a Jesus Cristo:

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. (I Timóteo 2:4-5)
Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. (I João 2:1)

            Posso então criar uma imagem para representar Deus e adorá-Lo? Não! Pois Deus é Espírito, e não pode ser limitado a um corpo físico, qualquer que seja.

No dia em que o Senhor lhes falou do meio do fogo em Horebe, vocês não viram forma alguma. Portanto, tenham muito cuidado, para que não se corrompam e não façam para si um ídolo, uma imagem de qualquer forma semelhante a homem ou mulher, ou a qualquer animal da terra ou a qualquer ave que voa no céu, ou a qualquer criatura que se move rente ao chão ou a qualquer peixe que vive nas águas debaixo da terra. (Deuteronômio 4:15-18)

            O problema da idolatria é atribuir a glória que deveria ser de Deus a outro! É afirmar que Deus e a obra de Cristo na cruz são insuficientes!

"Não terás outros deuses além de mim.
"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, (Êxodo 20:3-5)

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário