ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 6 de maio de 2014

E SE DEPENDESSE DE VOCÊ? Uma reflexão sobre o serviço na igreja


       Nos alpes italianos existia um pequeno vilarejo que se dedicava ao cultivo de uvas. Uma vez por ano, lá ocorria uma festa para comemorar o sucesso da colheita.

            A tradição exigia que nesta festa cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa de seu melhor suco de uva, para colocar dentro de um grande barril que ficava na praça central.

            Entretanto um dos moradores pensou:

            "Porque deverei levar uma garrafa do meu mais puro suco? Levarei uma cheia de água, pois no meio de tanto suco o meu não fará falta".

            Assim pensou e assim o fez.

            No auge dos acontecimentos, como era de costume, todos se reuniram na praça, cada um com sua caneca, para pegar uma porção daquele suco, cuja fama se estendia além das fronteiras do país. Contudo ao abrir a torneira do barril, um silêncio tomou conta da multidão. Daquele barril saiu apenas água. Mas, como isso aconteceu?

            Na verdade todos pensaram como aquele morador:

            "A ausência da minha parte não fará falta".
Autor desconhecido.


            Quem faz o sucesso de uma igreja? Quem a torna relevante? Com certeza a resposta é Deus! É Ele quem produz os resultados de todos os trabalhos da igreja. E que resultados são esses? Pessoas reconhecendo sua necessidade da salvação em Cristo e a edificação dos que já são salvos.

            Mas Deus, em Sua sabedoria, escolheu uma forma de atingir esses resultados: o trabalho dos membros de Sua igreja! Nós somos as ferramentas que Ele quer usar para ser conhecido e reconhecido na Terra. Veja os seguintes textos:

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. 
(I Coríntios 12:4-6)

            Aqui Paulo nos ensina que o Espírito Santo nos dá capacidade (dons) para agir, Jesus nos dá as oportunidades (ministérios) para agir, enquanto Deus produz os resultados da nossa ação!

Dele (Cristo) todo o corpo (Igreja), ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. 
(Efésios 4:16)

            Observe que o crescimento do Corpo de Cristo (igreja) vem do fato de cada um realizar sua função! Ou seja, se um membro falha, atrapalha a saúde e a eficácia do Corpo.

            Vemos isso na prática quando lemos o relato da igreja primitiva.

Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. (Atos 2:46-47)

            Deus ia acrescentando à medida que a igreja vivia sua vida de igreja: louvando, estudando a Palavra, socorrendo os necessitados e sendo unidos. Igreja saudável é a igreja em que todos os membros servem!

            Graças a Deus, uma das características que mais me chama a atenção em nossa igreja é a disposição dos irmãos em servir! Os 10 anos de nossa história estão marcados pela disposição de famílias em se sacrificarem pelo Reino de Deus! Não foram poucas as vezes que pessoas de fora me disseram que perceberam isso também.

            Mas minha preocupação como pastor é que nem todos são assim! Alguns, ainda preferem colocar água no barril, afinal, outros vão fazer o serviço. Se nesses 10 anos, todos os membros da igreja fossem como você, como estaria a igreja hoje? Prédio construído? Com pintura nova? Com novos membros? Com pessoas conhecendo a Cristo através de evangelização de rua, esporte, escolas, visitas etc.? Ou seria só “água”?

            Não perca a oportunidade de participar do que Deus tem feito em nossa igreja! Não se aposente do ministério porque já serviu demais. Lembre-se do amor de Deus demonstrado por nós através da morte de Seu Filho pelos nossos pecados (João 3:16). Viva e sirva de tal modo que outros também possam conhecê-Lo!

            Louvado seja Deus por Aquilo que Ele produziu nessa igreja por meio do envolvimento do Seus filhos!

Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. (I Coríntios 15:58)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário