ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 9 de setembro de 2014

O CRISTÃO PODE IGNORAR A POLÍTICA?


Por um tempo não gostei de política. Não gostava de pesquisar sobre o assunto e meu voto era baseado em um conhecimento superficial sobre os candidatos. Pra mim, era tudo igual. E não importa quem fosse eleito, seria corrupto do mesmo jeito.

         Mas tenho refletido sobre essa minha posição preguiçosa. É fácil dizer “seja o que Deus quiser” e não me esforçar para cumprir minha responsabilidade de cidadão.

Então Jesus lhes disse: "Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E ficaram admirados com ele. (Marcos 12:17)

         Pela lei do nosso país, somos obrigados a votar; ou seja, é um dever. Posso fazer isso de qualquer jeito, reclamando, ou posso fazer isso com excelência, de forma a honrar o meu Deus.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. (Colossenses 3:23-24)

         Para votar com excelência, devo saber o que estou fazendo e escolher em quem vou votar de acordo com a vontade de Deus. Faço isso conhecendo os candidatos, sua carreira política e suas propostas de governo.

         Conhecendo isso, vou poder me prevenir de votar em um candidato corrupto, que levará o país à ruína, ou que fará propostas anti- cristãs, que inclusive poderão colocar a liberdade de culto e a pregação bíblica “em risco”.

         Por isso, conhecer os candidatos à presidência não é suficiente, pois os que criam as leis são os deputados, que geralmente mal sabemos quem são.

O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína. (Provérbios 29:4)

         É claro que isso não garante que um candidato cumprirá suas propostas de governo e nem que ele não se tornará corrupto durante o mandato. Não temos nem certeza de que o sistema eleitoral do país, a urna eletrônica, é segura; e se as eleições já estão definidas, de forma corrupta, antes mesmo do povo votar. Mas isso está além do nosso alcance. Isso devemos entregar ao Justo Juiz que a tudo vê.

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.
(I Timóteo 2:1-2)

Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.
Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.
Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.
Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança. 
Os ímpios tramam contra os justos e rosnam contra eles; o Senhor, porém, ri dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando.
Os ímpios desembainham a espada e preparam o arco para abaterem o necessitado e o pobre, para matarem os que andam na retidão.
Mas a sua espada lhes atravessará o coração, e os seus arcos serão quebrados.
(Salmos 37:1-15)

         Creio que à luz da Bíblia, o cristão deve votar consciente para todos os cargos, preocupado em escolher candidatos que honrem a Deus, orando para que Ele conduza a política de nosso país. Fazendo o que está ao seu alcance, e deixando o resto com Deus!


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário