ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O CRENTE E A DESIGUALDADE SOCIAL



Será que é correto um cristão ter recursos financeiros sobrando enquanto pessoas vivem na miséria? Um crente pode ter carro de luxo enquanto um missionário tem dificuldades financeiras para executar um projeto de evangelização? Não quero condenar pessoas ou ditar o que é pecado ou não; mas apenas causar uma reflexão à luz de textos bíblicos.

No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade, como está escrito: "Quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco". (II Coríntios 8:14-15)

         Paulo nos diz nesse texto que Deus dá fartura à alguns, para que esses supram a necessidade de outros. Quando este tiver necessidade, será suprido por outro que está em fartura. É injusto, diante de Deus, um viver no conforto, enquanto outro vive na miséria. A vontade dEle é a igualdade. Essa é a aplicação do segundo maior mandamento (Mateus 22:34-40) na área financeira.

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos. (II Coríntios 8:9)

         Como pode alguém dizer que crê que Jesus, mesmo sendo Deus, deixou Sua glória por amor ao homem (Filipenses 2:5-7); e ao mesmo tempo ser egoísta e não ter a mesma atitude por amor ao próximo, não abrindo mão de um luxo para que alguém tenha o mínimo necessário para sobreviver?

Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. (II Coríntios 9:11)

         Quem não é generoso com o próximo, com medo de dar algo que pode lhe faltar no futuro, não confia que Deus o sustenta a cada dia e recompensará sua generosidade lhe provendo mais, para que seja ainda mais generoso.

O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus. Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros. E nas orações que fazem por vocês, eles estarão cheios de amor por vocês, por causa da insuperável graça que Deus tem dado a vocês. (II Coríntios 9:12-14)

         Mas aquele que é generoso, motivado pelo exemplo da generosidade de Deus por nós, e alivia o sofrimento do miserável (seja financeiro ou espiritual), fará com que Ele seja glorificado por aquele que foi ajudado! E qual é o nosso propósito de vida?

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (I Coríntios 10:31)

          Como você tem reagido diante do pedido de ajuda de pessoas na rua? Qual é a sua reação ao saber da necessidade de uma família? Como você tem contribuído com aqueles que dedicam sua vida a pregar o evangelho e dependem da igreja para sustentar sua família e ministério? Quando você compra uma roupa, comida ou qualquer outra coisa, procura gastar somente o necessário para ajudar outros com o que tem a mais? Como as respostas a essas perguntas refletem o que Deus fez a você por meio de Cristo?


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário