ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 11 de novembro de 2014

A LETRA MATA?


A LETRA MATA?

                Muitas pessoas ainda hoje acreditam que se estudarem a Bíblia profundamente ficarão loucas! Outros dizem que discutir teologia e ficar sentado ouvindo aulas de Bíblia é perda de tempo! O importante é pregar o “evangelho”. Geralmente essas pessoas enchem a boca ao dizer: “A LETRA MATA”!

Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. 
(II Coríntios 3:6)

         O irônico é que se tais pessoas estudassem melhor a Bíblia, não chegariam a essa conclusão. Primeiro porque o texto citado não está dizendo que estudar as “letras” da Bíblia irá matá-lo. A passagem está explicando a diferença da Antiga Aliança (Antigo Testamento) para a Nova Aliança (Novo Testamento).

         A Antiga Aliança foi escrita com “letras” em tábuas de pedra e dizia que quem descumprisse as leis de Deus seria condenado (morte). Acontece que ninguém consegue obedecer toda e o tempo todo as leis de Deus. Por isso, todos são condenados por ela. Logo, a letra mata.

         Mas na Nova Aliança, somos perdoados e salvos não por aquilo que fazemos, mas por aquilo que Cristo fez na cruz por nós. Quem nele crê é salvo e sua salvação é selada com o Espírito Santo. Por isso o “Espírito vivifica”.

Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos. 
(II Coríntios 3:3)

         Infelizmente, é justamente por falta de estudo da Palavra que as pessoas cometem erros teológicos, vivem no pecado e morrem:

Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! (Mateus 22:29)

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. (Oséias 4:6)

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. (Salmos 119:9, 11)

         O conhecimento das Escrituras nos conduz para piedade, ou seja, uma vida transformada que honra a Deus.

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade... (Tito 1:1)

         O apóstolo Paulo exorta que a igreja conheça a Palavra de Deus.

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo... (Colossenses 3:16)

         Infelizmente, o uso da expressão “a letra mata” tem sido um instrumento de Satanás para afastar as pessoas da fé e da salvação.

Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. (Romanos 10:17)

         Se você tem desprezado o estudo pessoal da Palavra, não valoriza a Escola Bíblica Dominical e não tem interesse nenhum de deixar o leitinho do evangelho superficial (Hebreus  5:11-14), saiba que quem está mais próximo da morte é você.

Elas não são palavras inúteis. São a sua vida. (Deuteronômio 32:47)

CRER QUE ESTUDAR A BÍBLIA MATA, MATA!


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário