ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PORQUE NÃO ORAMOS PELOS MORTOS



PORQUE NÃO ORAMOS PELOS MORTOS

                Hoje (02/11) algumas pessoas celebram o dia de finados (mortos). Os cemitérios estão cheios de pessoas que prestam homenagem aos parentes e amigos que já morreram. Mas no meio dessa prática, há também os que rezam pelos mortos, pelo perdão dos seus pecados e pela sua libertação do purgatório (não há espaço aqui para tratarmos biblicamente do purgatório, mas apenas refletiremos pelo ato de orar pelos mortos). A base “bíblica” para essa prática é dada no seguinte texto:

Se não tivesse esperança na ressurreição dos que tinham morrido na batalha, seria coisa inútil e tola rezar pelos mortos.
Mas, considerando que existe uma bela recompensa guardada para aqueles que são fiéis até à morte, então esse é um pensamento santo e piedoso. Por isso, mandou oferecer um sacrifício pelo pecado dos que tinham morrido, para que fossem libertados do pecado. 
(II Macabeus 12:44-45- católica)

         A igreja nunca aceitou o livro de Macabeus como um livro divinamente inspirado (II Timóteo 3:16). O próprio Senhor Jesus nunca o citou em Seus ensinos. Aliás, o próprio autor do livro não se julga inspirado por Deus, tanto que termina pedindo desculpa se seu trabalho ficou medíocre.

Por isso, aqui encerro a minha narrativa.
Se ficou boa e literariamente agradável, era o que eu queria. Se está fraca e medíocre, é o que fui capaz de fazer. (II Macabeus 15:37-38- católica)

         Como um escrito divinamente inspirado transmitiria essa insegurança? Por isso, nós consideramos o livro de Macabeus como apócrifo (duvidoso ou falso). Esse livro só foi aceito na lista de livros inspirados pela igreja católica no ano de 1563 como uma medida contra a Reforma Protestante (movimento contra os falsos ensinos do catolicismo romano).

         Mas então, o que a Bíblia realmente afirma sobre a oração pelos mortos?

Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
(Apocalipse 20:12)

         A Bíblia diz que cada um será julgado pelo que fez. O que fazemos, fazemos em vida! Depois de mortos não podemos fazer mais nada, apenas enfrentar o juízo.

Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo... (Hebreus 9:27)

         Nesse quesito de julgamento por aquilo que fazemos em vida, todos nós estamos condenados, pois não existe ninguém perfeito (Romanos 3:23) e um só erro nos traz a condenação à morte (Romanos 6:23). É por isso que Jesus veio à Terra. Para morrer em nosso lugar! Por meio dele somos perdoados e livres da condenação no dia do julgamento!

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. (João 3:16,18)

         Durante a vida, o homem tem a possibilidade de crer no perdão de Cristo ou não. Se ele rejeitá-Lo, não existe mais nada que possamos fazer. Nem mesmo orar pelo seu perdão após a morte.

Se alguém pecar deliberadamente rejeitando o Salvador depois de ter conhecido a verdade do perdão, este pecado não é coberto pela morte de Cristo; não há meio de livrar-se dele. Não restará mais nada para aguardar, a não ser um terrível castigo e a tremenda ira de Deus, que consumirá todos os seus inimigos.
(Hebreus 10:26-27- VIVA)

         Por isso, se há algo que podemos fazer pela salvação de alguém que amamos, devemos fazer isso enquanto eles vivem! Orando pela sua salvação, pregando o evangelho e o demonstrando com nossa vida! Que Deus nos capacite para isso!

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. (Marcos 16:15)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário