ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 19 de maio de 2015

PORQUE NÃO BEBO BEBIDA ALCOÓLICA



Volta e meia voltamos à questão: é pecado beber bebida alcoólica? Na Bíblia só vamos encontrar a proibição direta à embriaguez.

Quem tem o coração carregado de sofrimento e dor? Quem vive se metendo em brigas e confusões? Quem está sempre machucado? Quem está sempre com os olhos inchados? É o homem que passa horas e horas nos bares, tomando "umas e outras", misturando vários tipos de bebida.
Não se deixe enganar pela bela cor, pelo brilho e pelo sabor do vinho forte.
Quando você acabar de beber sentirá dores muito fortes, como uma mordida de cobra ou uma picada de víbora. Você começará a ver coisas estranhas e a falar bobagens, coisas sem sentidos e sem valor.
Ficará tonto como um marinheiro em alto mar, no meio de uma terrível tempestade, tropeçando e caindo sem ter no que se apoiar.
 (Provérbios 23:29-35- VIVA- cf. Pv 20:1, 23:20-21, 29-30, 31:4-5; Efésios 5:18)

                Mas e beber sem embriagar-se? Pode? Muitos se apegam à verdade que a Bíblia não condena diretamente o consumo de bebida alcoólica, e se põe nessa prática. O problema é que esquecem de outros textos que nos ajudam a tomar uma melhor decisão:

"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros. 
(I Coríntios 10:23-24)

         No contexto dessa passagem (Romanos 14:1-23; I Coríntios 8:1-13 e 10:23-33), Paulo trata da questão se é pecado comer carne oferecida aos ídolos. Ele mostra que não há problema nenhum, porém, existem pessoas que ficam escandalizadas com isso, pelo fato de virem do meio idólatra, e por isso têm dificuldade de praticar algo que lembra o seu passado.

Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.
Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; e como a consciência deles é fraca, esta fica contaminada. (I Coríntios 8:4 e 7)

         Por causa dessas pessoas, a Bíblia nos orienta a abrirmos mão daquilo que pode fazer nosso irmão tropeçar.

Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar. (I Coríntios 8:13)

         O mesmo princípio poderia ser aplicado à nossa cultura em relação à bebida alcoólica. Temos em nossa igreja pessoas que lutaram (e lutam) contra o alcoolismo. Temos irmãos que sofreram (e sofrem) por causa de alcoólatras na família. Perdemos irmãos que se afastaram da igreja e de Cristo, e que começaram o afastamento pelo álcool. Temos recebido pessoas que lutam contra a adicção (drogas), e por isso se mantém longe do álcool, pois sabem que ele pode lhe causar uma recaída. O que pensariam essas pessoas se nos vissem bebendo? Pensamos nelas quando defendemos nossa “liberdade de beber”?

Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo. (I Coríntios 8:12)

Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu. (Romanos 14:15)

         Não é preciso pesquisar estatísticas para saber que o álcool é o motivo de muitos lares serem destruídos, a principal causa de violência doméstica, de acidentes de trânsito e a porta principal para o vício em drogas. Como posso achar algo bom naquilo que causa um distúrbio social? Como isso afetaria meu testemunho de transformação pelo evangelho de Cristo?

É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair. (Romanos 14:21)

         Diante dessa reflexão, que razão me sobra para beber bebida alcoólica? Beber ou se abster? O que melhor glorifica a Deus?

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (I Coríntios 10:31)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário