ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 26 de maio de 2015

QUEM DETERMINA O QUE É CERTO OU ERRADO?


Quanto você pesa? Quem disse? Quem garante que a balança onde você se pesou está correta? Já percebeu que existe diferença de resultado de uma balança para outra? Qual é a correta? (Geralmente vamos escolher a que nos mostrar que estamos mais magros). Mas como saber exatamente quanto pesamos?

         Existe um padrão. O IMETRO, órgão brasileiro que fiscaliza pesos e medidas, tem o padrão de um quilo. O peso correto de um quilo é o um quilo do IMETRO. Então, se você quiser saber realmente quanto pesa, precisa usar uma balança fiscalizada pelo IMETRO.

         Mas quem disse que eles estão certos? Se houver uma diferença entre nosso quilo e o quilo africano? Qual está certo? Existe um padrão mundial para um quilo, que fica em Paris, na França (Escritório Internacional de Pesos e Medidas). Então se você quiser REALMENTE saber quanto você pesa, precisa de uma balança no padrão dessa organização.

         Recentemente descobriram que o padrão mundial de um quilo perdeu 50 microgramas por causa da ação do tempo. Ou seja, nem o padrão mundial é confiável! Se é assim em uma questão tão “simples” de peso, que dirá sobre as questões morais? Quem diz o que é certo ou errado? Será que existe um padrão mundial de moral?

         Bem, para o mundo não. Geralmente as pessoas se contentam com um padrão moral aceito pela maioria. Por exemplo: para a maioria, matar outra pessoa por motivos fúteis é errado. Mas esse padrão é muito instável. A opinião da maioria muda conforme as gerações mudam. Vemos isso até nas leis! Por exemplo: alguns anos atrás, o adultério era crime! Hoje é uma virtude! Incentivado abertamente nas mídias!

         Assim como seria uma bagunça se não tivéssemos um padrão de peso, o que traria muita confusão para questões médicas, por exemplo, existe uma confusão social porque não existe um padrão moral para o mundo. (Vemos um exemplo desse caos no livro de Juízes).

Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo. (Juízes 21:25)

         Mas Deus nos deixou um padrão moral! A sua Palavra! Paulo nos diz que ela mostra o que é certo ou errado:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra
(II Timóteo 3:16-17)

         Tanto é que até ele foi avaliado pelas Escrituras:

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem  (de Paulo) com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. (Atos 17:10-11)

         Mas a Bíblia não foi escrita por homens? Não! Os autores humanos foram apenas ferramentas nas mãos de Deus.

Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. (II Pedro 1:19-21)

         O próprio Senhor Jesus afirmou que a Palavra de Deus é a verdade (contrariando um cantor famoso que dizia “a verdade não há”):

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17)

         O mundo tem ignorado esse padrão, e por isso caminha cada vez mais para o caos. Qual é o seu padrão de certo ou errado? A mídia? Seus amigos? Sua consciência? Quem fizer da Palavra de Deus o seu padrão, experimentará os benefícios nessa vida e na eternidade:

Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. (II Timóteo 3:14-15)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário