ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O legado de Dona Maria e o legado de Dona Eunice


     


     Dona Maria é uma mulher comum. Ela tem grandes sonhos para seu filho. Quer que ele seja doutor. Pra isso, ela o incentiva nos estudos. Não lhe deixa faltar na escola de jeito nenhum. O obrigou a fazer inglês, francês e japonês. Ele fez cursinho junto com o último ano da escola. Depois de muitos anos de faculdade, mestrado e doutorado, o filho da dona Maria se tornou doutor. Ele morreu alguns anos atrás. Foi mais um doutor no mundo. Nada sabemos sobre sua fé. Não era importante. Sua mãe nunca a priorizou em sua vida. Ele foi tudo o que ela sempre sonhou: apenas um doutor.

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. (Provérbios 22:6)

         Sabemos pouco da vida pessoal da dona Eunice. Podemos afirmar que a educação espiritual de seu filho era sua prioridade. Se fosse nos dias de hoje, poderíamos imaginar dona Eunice levando o pequeno Timóteo para a Escola Bíblica Dominical no domingo pela manhã. “Mas estou cansado”, poderia reclamar o menino, e com graciosidade, ela lhe explicaria que Jesus havia se sacrificado infinitamente mais por nós, e abrirmos mão do nosso descanso, é o mínimo que podemos fazer para demonstrar nossa gratidão a Ele.

         Desde cedo, Timóteo aprendeu que o estudo mais importante, é o estudo das Sagradas Letras.

Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.
Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 
(II Timóteo 3:14-15)

         Timóteo cresceu vendo a fé sincera de sua mãe. Ela não era daquelas religiosas que se fazia de santa na igreja, mas em casa falava mal da igreja, do pastor e dos irmãos. Aliás, a mesma fé que ele via em sua mãe, ele também via em sua vó, dona Lóide. Ou seja, era um legado transmitido por três gerações.

Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você. (II Timóteo 1:5)

         Não sabemos detalhes de como tudo aconteceu, mas o que sabemos é que o exemplo daquela mãe marcou a vida de Timóteo, e ele imitou a fé de dona Eunice. Tanto é que quando o grande apóstolo Paulo passou por sua cidade, muitas pessoas disseram a ele para conhecer um jovem adolescente, que amava muito a Deus! O apóstolo o adotou como filho na fé, e o tornou seu sucessor na missão de proclamar o evangelho de Cristo.

Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele.
Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego. 
(Atos 16:2-3)

         Dona Eunice morreu há cerca de dois mil anos atrás. Seu legado? Um filho que marcou a história da igreja. Milhares de pessoas em todo mundo, em todas as gerações dos últimos dois mil anos, têm sido edificados pela história do filho da dona Eunice, neto da dona Lóide. É um legado que só poderá ser mensurado na eternidade.

Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.
Não tenho ninguém como ele, que tenha interesse sincero pelo bem-estar de vocês, pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.
Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado, porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai. 
(Filipenses 2:19-22)

         Mãe, como você quer aproveitar o privilégio da maternidade? Como a dona Maria, de nossa história, ou como dona Eunice, mãe do Timóteo da Bíblia? Você tem investido apenas na vida passageira do seu filho ou tem dado prioridade à eternidade dele? Como você tem feito isso?

         Louvamos a Deus pelas Lóides e Eunices que deixaram e deixam um legado em nossa igreja! Nesse dia das mães, desejamos que Deus as capacite a seguir esse exemplo de maternidade!


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário