ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 7 de julho de 2015

A Bíblia e o horóscopo


Quando eu estava no período do ensino médio na escola, uma colega de classe me perguntou qual era o meu signo com um horóscopo em suas mãos. Naquele momento eu descobri o que era um horóscopo. E com toda convicção eu disse "não tenho ideia". A resposta dela foi quase uma bronca, pois eu era obrigado a saber disso. Porque ela dizia que todos nós temos signos e o horóscopo determinava, a partir do estudo do sol, da lua e das estrelas, o que iria acontecer em nossas vidas e até definir quem somos.

         Talvez você desvalorize isso, assim como eu fiz. Podemos não crer nisso, mas muitos creem e até ganham muito dinheiro com isso. Mas qual deve ser a nossa posição? É errado? Por que é errado? O que a Bíblia diz?

         Deus havia orientado o seu povo a não se prostrar diante de seres criados, até mesmo o sol, lua e estrelas:

E, quando olharem para o céu, não caiam na tentação de adorar o sol, a lua ou as estrelas. Pois o Senhor, nosso Deus, repartiu o sol, a lua e as estrelas entre os outros povos, para que eles os adorem. 
(Deuteronômio 4.19)

         O Senhor ainda diz que tais coisas, assim como consultar feiticeiros, ou pessoas que consultam os mortos, é prática das nações ímpias:

As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas. (Deuteronômio 18:14)

         A razão do Senhor proibir tais práticas ao povo é porque só Ele pode tem as respostas.

Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. 
(Salmos 139:4,16)

"Tragam os seus ídolos para nos dizerem o que vai acontecer. Que eles nos contem como eram as coisas anteriores, para que as consideremos e saibamos o seu resultado final; ou que nos declarem as coisas vindouras,
revelem-nos o futuro, para que saibamos que vocês são deuses. Façam alguma coisa, boa ou má, para que nos rendamos, cheios de temor.
Mas vejam só! Vocês não são nada, e as suas obras são totalmente nulas; detestável é aquele que os escolhe!
(Isaías 41:22-24)

Quando olhamos para a história de Daniel, existiam muitos homens adivinhadores e feiticeiros, que tentavam descobrir tudo através da observação das estrelas. No capítulo 2 o rei coloca um sonho para eles desvendarem, e estes homens respondem assim:

Os astrólogos responderam ao rei: "Não há homem na terra que possa fazer o que o rei está pedindo! Nenhum rei, por maior e mais poderoso que tenha sido, chegou a pedir uma coisa dessas a nenhum mago, encantador ou astrólogo.
O que o rei está pedindo é difícil demais; ninguém pode revelar isso ao rei, senão os deuses, e eles não vivem entre os mortais".” (Daniel 2:10,11)

No entanto a primeira reação de Daniel ao saber o que havia acontecido é orar, pedindo apenas misericórdia e o Senhor assim revela o sonho do rei. E quando se encontra com o Rei, Daniel diz:

Daniel respondeu: "Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou,
mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes.
 (Daniel 2:27,28)

Então se nós lemos estes horóscopos damos crédito para algo que não tem valor. E trocamos a verdadeira dependência no Único que pode nos orientar. Servimos ao Deus que tem tudo nas mãos. E Ele já nos revelou tudo o que precisamos para viver de maneira que agrade a Ele!

O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. 
(1 Pedro 1.3)

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16,17)

Portanto, não dê ouvidos a essas coisas sem valor, mas busque diretamente a vontade revelada do nosso poderoso Senhor! Pois, Deus já nos mostrou tudo o que precisamos para ter uma vida agradável em comunhão com Ele!

Lucas Gonçalves





Nenhum comentário:

Postar um comentário