ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 21 de julho de 2015

Série- “O que a Bíblia diz?” UMA PESSOA PODE SE DIVORCIAR E CASAR COM OUTRA?


Em um mundo que ignora Deus e Sua Palavra, cada vez mais a família é atacada. O casamento se tornou algo descartável, até mesmo dentro das igrejas. Mas o matrimônio é algo sagrado, criado por Deus:

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.  (Gênesis 2:24)

         Por isso Jesus disse:

Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. (Mateus 19:6)

         O casamento é usado como ilustração do relacionamento de Deus conosco. A aliança do casamento ilustra a Aliança de Deus com a humanidade por meio de Jesus. Veja Oséias capítulo 1 a 3; Ezequiel capítulo 16 e Efésios 5:22-33. O encontro da igreja com Cristo, em Sua segunda vinda, é comparado com um casamento:

Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. (Apocalipse 19:7)

         Por isso Deus tem uma “opinião” muito forte sobre o divórcio:

“... o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel...” (Malaquias 2:14-16)

         A não ser que haja risco de vida por parte de um dos cônjuges por causa de violência, imoralidade (risco de doenças) ou abandono (pensão):

"Eu odeio... o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas"...
(Malaquias 2:16)

         Nesse caso, mesmo divorciado, a pessoa deve permanecer sem se casar, fiel à aliança que fez com seu cônjuge, orando para que Deus restaure seu casamento.

Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. 
(I Coríntios 7:10-11)

         Mesmo que a outra pessoa tenha sido infiel, nós devemos permanecer fiéis, como Deus faz conosco (lembra o significado do casamento?).

“... se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.”
(II Timóteo 2:13)

         Por isso o casamento é até a morte de um dos cônjuges. Deus odeia o divórcio, e o recasamento é adultério.

Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.
Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera. (Romanos 7:2-3)

         Mas e as pessoas que descobrem essa verdade quando já se casaram mais de uma vez? Devem se divorciar do casamento atual e voltar ao primeiro? Não! Isso só traria mais prejuízo. É melhor que fique como está, reconhecendo não ser o ideal de Deus, e depender da Sua graça e misericórdia. Esse parece ser o princípio na lei de Israel.

“...  o primeiro marido, que se divorciou dela, não poderá casar-se com ela de novo, visto que ela foi contaminada. Seria detestável para o Senhor.” (Deuteronômio 24:4)

         Mas uma vez que alguém já conhece esse princípio bíblico, e ainda sim divorcia-se ou recasa, comete rebeldia contra Deus.

         Agora, faça uma avaliação sincera: como seria a sociedade se todos vivessem esse padrão de casamento? A sabedoria de Deus é fantástica!

Pr. Ricardo

Próximo tema: por que Mateus diz que o divórcio por causa de imoralidade sexual é permitido?

Mande sua pergunta sobre qualquer tema para o e-mail ou whatsapp do pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário