ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A INCOMPREENSÃO DE APOCALIPSE E O ANALFABETISMO BÍBLICO


          Durante essa semana alguns homens da nossa igreja estudaram o livro de Apocalipse, no curso Pregue a Palavra. Uma das questões levantadas foi, por que esse livro é tão mal compreendido? Tantas pessoas desejam entendê-lo, mas ficam confusas quando tentam estudá-lo, e ainda mais confusas quando ouvem diversos pregadores darem diferentes interpretações para o mesmo texto. Por fim desistem, e o “mistério apocalíptico” permanece. Mas será que deveria ser assim?

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo. (Apocalipse 1:1-3)

         Vejas as expressões destacadas no texto que mostram que Apocalipse não deve ser mistério, mas uma mensagem clara, revelada (apocalipse no grego significa revelação) pelo próprio Senhor Jesus, acerca dEle mesmo, sobre o que em breve há de acontecer! E termina ressaltando os benefícios de quem conhece e guarda essas profecias! Diante disso, podemos concluir que a ignorância quanto a esse livro por parte da igreja é algo grave. Observe as últimas palavras do livro:

"Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro". Então me disse: "Não sele (não guarde, tranque ou esconda) as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo. Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.  
(Apocalipse 22:7, 10, 18-19)

         Concluímos que Apocalipse deveria ser um livro conhecido e compreendido pe los crentes. Mas por que isso não acontece? Minha sugestão é: por causa do analfabetismo bíblico! As pessoas passam anos dentro de uma igreja, mas não compreendem a Bíblia. Isso porque grande parte dos pastores prega a Bíblia como uma colcha de retalhos, usando passagens avulsas, ao invés de pregar livros inteiros da Bíblia toda. Mas também por causa da preguiça dos crentes em estudar a Palavra de Deus. Se de fato A considerássemos importante, não mediríamos esforços para compreendê-La, como faz o homem de certa parábola contada por Jesus.

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. 
(Mateus 13:44)

         A compreensão bíblica não é algo difícil demais para alcançarmos:

O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.
Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem subirá ao céu para consegui-lo e vir proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?" Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem atravessará o mar para consegui-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? " Nada disso. A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.
(Deuteronômio 30:11-14; cf. Romanos 10:5-17)

         A questão é: o quanto temos nos esforçado para aprendermos a ler a Bíblia por nós mesmos? Em nossa igreja temos a exposto o livro de Êxodo nos cultos da noite, de Zacarias (importante para compreensão de Apocalipse) pela manhã e o evangelho de João às quartas-feiras. Os homens tiveram a opção de passar essa semana estudando Apocalipse. As mulheres se reúnem toda terça para estudar a Bíblia. As crianças têm classes específicas para idade delas onde a Bíblia é ensinada. Existem milhares de materiais impressos ou virtuais que ajudam a estudar a Bíblia sozinho.

         Enfim, a ignorância em relação ao livro de Apocalipse apenas mostra a pouca importância que damos à Palavra de Deus! Que isso possa mudar em nossa vida e em nossa igreja! Pois as Escrituras são essenciais em nosso relacionamento correto com Deus!


Elas não são palavras inúteis. São a sua vida. (Deuteronômio 32:47)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário