ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

SE A SALVAÇÃO É DE GRAÇA, POR QUE PRATICAR BOAS OBRAS?


        Infelizmente hoje existe muita confusão sobre o que é ser salvo pela graça, e isso gera três tipos de reação: 1ª. A pessoa pratica boas obras para ser salva; 2ª. Não se preocupa com boas obras pois já é salva e 3ª. A pessoa pratica boas obras pois é salva.

         1ª. A pessoa pratica boas obras para ser salva. ERRADO. A Bíblia é clara que ninguém será salvo por obedecer aos mandamentos de Deus. Você não é salvo por ser uma boa pessoa. Isso por dois motivos. Ninguém consegue ser bom. Não no padrão de Deus. Talvez comparado a um assassino, ladrão, adúltero ou a alguém que bate na mãe, você até pode parecer bom. Mas comparado a Deus você é mal.

Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. (Marcos 10:18)
... não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". (Romanos 3:10-12)
Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. (Romanos 3:20)

         Segundo, porque se você fosse salvo pela sua bondade, você não precisaria de Cristo. Você não viria a igreja para louvar a Deus, mas para louvar a si mesmo, afinal, você seria salvo pelo seu esforço, pelos seus méritos; e por isso a glória seria sua. Mas como vimos, ninguém é bom perfeitamente. Por isso, não merecemos louvor ou mérito nenhum.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8-9)

         Somos salvos porque Deus, apesar do nosso pecado, apesar de não merecermos, nos amou e deu Seu próprio Filho para sofrer a condenação pelo nosso pecado em nosso lugar. A salvação não custa nada para nós (pela graça). Não precisamos fazer absolutamente nada! É de graça! Basta crer para receber (por meio da fé)!

         Mas isso é um absurdo! Ninguém recebe algo tão bom de graça! Que dirá receber a vida eterna! Pois é! Por isso o evangelho é loucura! É humilhante! Não depende do seu esforço, mas só de Deus! Por isso só Ele é digno de louvor, honra e glória!

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor".  
(I Coríntios 1:18, 31)

         2ª. Não se preocupa com boas obras pois já é salva: Mas então é só crer no evangelho que eu posso pecar à vontade, afinal, já estou salvo mesmo, não depende da minha bondade. ERRADO! Acontece que crer no evangelho é mais do que fazer uma oração da boca para fora convidando Jesus para entrar no meu coração. Mas é entender a perversidade do meu pecado e perceber o que eu perco por causa com isso! É desejar de volta o que perdi: a presença de Deus em minha vida! Quem deseja Deus, odeia o pecado!

Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?
De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? (Romanos 6:1-2)

Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. (I João 2:4-6)

         3ª. A pessoa pratica boas obras pois é salva. Essa é a reação correta. Quem REALMENTE entende o evangelho da graça, tem sua vida transformada “SOBRENATURALMENTE”!

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente... (Tito 2:11-12)

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. (Efésios 2:8-9)

         Por isso, nossa oração (e preocupação) não deve ser me faça uma pessoa melhor, mas sim: me ajude a compreender o evangelho, para que eu seja uma pessoa melhor! Preocupe-se em entender o amor de Deus por você, pois o resto é consequência!

Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai... Oro para que, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. (Efésios 3:14-19)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário