ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 17 de novembro de 2015

UM CRISTÃO PRECISA SER BATIZADO?


    Existem muitas pessoas que frequentam uma igreja, mas que não são batizadas. Um cristão verdadeiro precisa ser batizado? 

      Primeiro precisamos entender o que é o batismo:

Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. (Romanos 6:3-5)

         O batismo é uma forma de identificação com Cristo. Assim como Ele morreu, nós morremos para o pecado, ou seja, não vivemos mais para nos satisfazer, mas na nova vida, vivemos satisfazer a vontade dEle. E assim como Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos com Ele. É isso que uma pessoa “diz” ao ser batizada. Por que um cristão verdadeiro iria rejeitar se identificar com Jesus?

...e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo... (I Pedro 3:21)

         Pedro afirma que o batismo não é a remoção total do pecado do homem, mas um compromisso de lutar para viver uma vida santa, de boa consciência, diante de Deus, pelo poder de Cristo ressurreto. Ou seja, quem se recusa a ser batizado, recusa  comprometer-se a viver uma vida reta diante de Deus. Quer um relacionamento sem compromisso. Isso evidencia o coração desse “cristão”.

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)

         O batismo é uma ordem de Jesus. Quem crer e não for batizado, está em desobediência. É possível crer sem obedecer?


(Atos 2:41)
Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. (Atos 2:41)

         No início da igreja, as pessoas que criam eram logo depois batizadas. Por que em nossa igreja o novo crente passa por um estudo antes de ser batizado?

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:19-20)

         A ordem de Jesus é fazer discípulos batizando e ensinando tudo o que Ele ordenou. Diferente da igreja em Atos, hoje existem muitos “evangelhos”. É necessário confirmar que a pessoa crê no evangelho verdadeiro antes de fazer esse compromisso tão sério. Por isso o tempo de estudo antes do batismo. 

     Também é importante ressaltar que o batismo sozinho não salva, mas que é uma evidência de salvação.

Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. "Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! "
Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. (Atos 10:44, 47-48)

         Vemos nessa passagem que as pessoas receberam o Espírito Santo (logo, a salvação- cf. Efésios 1:13-14) assim que creram, antes do batismo. Ou seja, o batismo veio depois da salvação, como consequência e não como causa.

       Há outro compromisso assumido no batismo:

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito... (I Coríntios 12:12-13)

         Paulo afirma que através do batismo também nos identificamos como parte do Corpo de Cristo, que é a Sua igreja. Por isso uma pessoa se torna membro da igreja local somente depois do batismo.

CONCLUSÃO- o batismo é uma manifestação externa da salvação interna, é obediência, identificação e compromisso com o Senhor Jesus Cristo e com Sua igreja, de morrer para a velha vida de pecado, e viver uma nova vida para Deus. Pode um cristão verdadeiro rejeitar tudo isso?


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário