ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 10 de novembro de 2015

VOCÊ ESPERA O FIM?


Confesso que quando meus pais tiravam a noite para eles, indo a um restaurante, cinema ou algo parecido, eu e meu irmão aproveitávamos para aprontar em casa. Pela graça e misericórdia de Deus eram aprontações leves, e que nunca trouxeram consequências graves. Uma das mais “pesadas” era passar trote, que evidentemente era descoberto quando a conta de telefone chegava. Mas um fato eu lembro, sempre aprontávamos com aquela adrenalina de saber que nossos pais poderiam chegar a qualquer momento e “nos pegar”! Algumas vezes isso aconteceu!

         Hoje parece que não temos mais essa adrenalina. Vivemos como se fôssemos eternos nesse mundo. Agimos como quem não vai prestar contas. Desprezamos a Deus e a Sua Palavra como se nunca fossemos encontrar com Ele.

"Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’ "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus". (Lucas 12:20-21)

         Nos nossos dias, infelizmente, quando se estuda escatologia (estudo das últimas coisas), focamos a discussão apenas naquilo que não é revelado claramente, como, quando e como Jesus vai voltar. A questão é que deveríamos focar naquilo que é a preocupação maior em todos os textos escatológicos da Bíblia: COMO ELE NOS ENCONTRARÁ QUANDO VOLTAR?

         No Antigo Testamento, a escatologia trazia temor e esperança para o povo de Israel:

Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. (Daniel 12:1-2)

         Jesus ensinou sobre os últimos dias diversas vezes, mas sempre com a intenção de nos deixar atentos, preparados para Sua volta:

"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam. (Mateus 24:42-44)

         Entre os ensinamentos escatológicos de Paulo, encontramos o consolo como um dos seus propósitos.

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
Consolem-se uns aos outros com estas palavras. (I Tessalonicenses 4:16-18)

         Pedro tinha a intenção de promover expectativa e santidade:

Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.  (II Pedro 3:8-12)

         João promovia esperança e perseverança à igreja perseguida:

"Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira. "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã". O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida. (Apocalipse 22:14-17)

         Precisamos viver cada dia como se fosse o dia da volta de Cristo; com temor, santidade e fidelidade! Só assim não O envergonharemos quando com Ele encontrarmos! Nossa esperança deve ser mais importante do que nossa posição escatológica!

... encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. (Hebreus 10:25)


Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário