ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 22 de maio de 2012

Bom artigo sobre educação de filhos


A disciplina de pais e mestres




“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.4).

Como pais e mestres, fomos postos em posições de autoridade ordenadas por Deus. E como estamos exercendo esta autoridade? Efésios 6.4 diz para disciplinarmos doutrinando e admoestando nossos filhos nos caminhos do Senhor. Não devemos, no entanto, fazer de uma maneira que os provoque à ira.

A origem da palavra “disciplina” é “discípulo”. Um discípulo é alguém que não apenas ouve seu mestre, mas que também acredita e se une ao seu ensinamento. Um discípulo é aquele que segue, que anda nas pegadas deixadas por seu mestre. O propósito da disciplina é “discipular”. O objetivo é que nossos filhos acreditem e unam-se aos ensinamentos do Senhor, e andem no caminho do Senhor Jesus Cristo. Nós não fomos chamados por Deus para criar nossos filhos como nós acharmos melhor ou desejarmos, ou para ensiná-los de acordo com nossa vontade ou desejo. Nós somos instruídos a criá-los “na doutrina e admoestação do Senhor”. Temos de pregar e trabalhar a fim de alcançar este objetivo. Isto promoverá a honra de Deus e o bem-estar de nossos filhos.

A disciplina eficaz requer que usemos dois remos. Um deles é a disciplina preventiva e o outro é a disciplina corretiva. Se você tentar remar num barco com apenas um remo, o que acontecerá? Você andará em círculos. Não fará progresso para alcançar seu destino. Reme mais forte de um lado e você desviará bruscamente do caminho desejado. Para progredir eficaz e diretamente até seu destino, você deve remar de forma igual e simultânea em ambos os lados. “Doutrina” é um remo da disciplina, e “admoestação” é o outro remo.

“Doutrinar” é ensinar, expôr, conduzir. É o oposto de pressupor, ignorar ou ser passivo. Pais, quando virem seus filhos sendo grosseiros, sem falar “por favor” ou “obrigado”, perguntem primeiro – eu os doutrinei? Eu ensinei a eles clara e suficientemente? Tenho apresentado a eles, de forma consistente, como ser educado pelo meu exemplo? A questão é esta: ao exercer autoridade, eu apenas falo aos meus filhos ou eu também exponho a eles?

A doutrina eficaz irá prevenir consideravelmente o mau comportamento, mas não completamente. Nossos filhos são pecadores, como nós. Eles têm os mesmos corações pecaminosos que nós temos. Da mesma forma que Deus precisa admoestar e repreender Seus filhos, assim também deveremos admoestar e repreender os nossos. Admoestar é mais que punir. Admoestar objetiva “discipular”. Enquanto a repreensão pode incluir um castigo, o objetivo não é punir, mas corrigir. Admoestar não implica simplesmente que, desde que puni um comportamento errado, eu já lidei suficientemente com isto. O alvo deve ser a correção. A punição se foca no passado, no comportamento negativo; a correção no futuro, no comportamento positivo. A punição vê primariamente a ofensa; a admoestação se foca mais no ofensor. A maior preocupação da punição é retribuir; o objetivo da admoestação é reformar.

A punição é necessária. Mas punir nossos filhos sem um espírito de doutrina e admoestação os provocará à ira. Deus nos chama para criá-los“na doutrina e admoestação do Senhor”. Devemos fazer isto seguindo o exemplo de como Deus doutrina e admoesta Seus filhos. Como o Senhor faz isto? Ele é claro. Ele é justo. Existem consequências para o mau comportamento. Ainda assim, Seus filhos experimentam Seu amor infalível, incondicional e gracioso por eles, e sua repreensão produzirá mais respeito genuíno que uma rebelião irada.

Ore e trabalhe para usar consistentemente ambos os remos da disciplina preventiva e corretiva – da doutrina e da admoestação. Se você remar somente de um lado, você andará em círculos. Se remar um mais que o outro, seu rumo levará longe do alvo. Se navegar usando motores e aditivos, fará menos progresso e o barco baterá. Ore em todo o tempo para usar sempre e consistentemente ambos os remos.

Você é um pai doutrinador e admoestador? Um mestre que disciplina de forma preventiva e corretiva?

Joel Beeke iPródigo

Via PDC - CDL PIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário