ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 29 de maio de 2012

Jó 28- Salário ou Sabedoria de Deus? Por qual nos esforçamos mais?


Salário ou Sabedoria?



                Nesses dias vi na televisão uma reportagem sobre alguns homens que arriscam a vida coletando minérios em um vulcão ativo. Esses trabalhadores morrem cedo por inalarem gases tóxicos. Cada coleta que eles fazem rende cerca de R$10,00.
            Talvez não trabalhemos em um vulcão, mas investimos nossa vida no nosso trabalho. Passamos a juventude estudando para ter um bom emprego. Na fase adulta, na maior parte do tempo estamos trabalhando. Acordamos cedo e dormimos tarde, com saúde ou doentes, enfrentando greve de metrô ou os perigos da estrada.
            A Bíblia diz que o homem não mede esforços pelo seu sustento. Ela usa a figura de um garimpo para descrever até onde o homem vai pelo seu trabalho:

“O homem dá fim à escuridão; e vasculha os recônditos mais remotos em busca de minério, nas mais escuras trevas. Longe das moradias ele cava um poço, em local esquecido pelos pés dos homens; longe de todos, ele se pendura e balança. A terra, da qual vem o alimento, é revolvida embaixo como que pelo fogo; das suas rochas saem safiras, e seu pó contém pepitas de ouro.”
(Jó 28:3-6)

            Mas aos olhos de Deus, é nisso que devemos valorizar?

"Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento? O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes.”
(Jó 28:12-13)

            A sabedoria vale mais do que qualquer salário pode comprar!

“Não pode ser comprada, mesmo com o ouro mais puro, nem se pode pesar o seu preço em prata. O ouro e o cristal não se comparam com ela, e é impossível tê-la em troca de jóias de ouro. O coral e o jaspe nem merecem menção; o preço da sabedoria ultrapassa o dos rubis. (Jó 28:15-18)

            Mas onde encontrar essa valiosa sabedoria?

“No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento". (Jó 28:28)

            Minha preocupação não é o esforço que fazemos pelo nosso emprego, mas sim o pouco esforço que fazemos para alcançar a sabedoria que Deus valoriza. Por exemplo, não nos atrasamos para o trabalho, mas não nos importamos de chegar tarde para um culto. Posso trabalhar como um zumbi de tão doente, mas uma coceirinha na garganta é motivo para não ir à igreja. Estudo até de madrugada para uma prova, mas sou incapaz de parar cinco minutos para ler a Bíblia.
            Assim, valorizando mais o nosso salário e menos o conhecimento de Deus, perdemos o “temor do Senhor” e não evitamos o mal. Nossa oração deve ser que Deus nos ajude a valorizar mais a sabedoria de Deus. Assim, continuaremos a nos esforçar em nossos empregos, mas também o faremos para conhecer mais o Senhor.
Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário