ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

terça-feira, 28 de agosto de 2012

LIBERDADE CRISTÃ- como usá-la?


          

          A Bíblia nos ensina que somos livres em Cristo. O que isso significa? De certa forma, somos livres do que chamamos de “legalismo” (lei), ou seja, um conjunto de regras que se obedecidas vão nos salvar. Somos livres porque nossa salvação não depende do que fazemos, mas do que Cristo fez por nós (cf Ef 2:8-9).

            E então? Somos livres para viver do jeito que queremos?

"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não  deixarei que nada me domine. Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. (I Co 6:12; 20)

            Não! Não podemos viver do jeito que queremos. Nossa liberdade não deve ofender a natureza santa de Deus. Em outras palavras, não posso usar a minha liberdade para pecar! Se a Bíblia me ensina que a mentira é pecado, porque Deus é a verdade, não devo usar minha liberdade para mentir.

            Quando nos tornamos livres da escravidão do pecado, nos tornamos escravos de Deus:

Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça. (Rm 6:16-18)

            Outro limite para nossa liberdade é a consciência do outro. Uma atitude (mesmo que não condenada por Deus em Sua palavra) que não edifica o próximo, pelo contrário, o escandaliza, deve ser evitada.

"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros. (I Co 10:23-24)

            Resumindo, minha liberdade deve ser usada para outros (Deus e o próximo) e não para mim. Um paradoxo não? Assim é a vida (e a liberdade) cristã. Nunca focada em mim!

Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. (Gl 5:13)

REFLEXÃO- pense na liberdade de Deus e como Ele a utilizou para nos servir e Se glorificar.

Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário