ONDE ESTAMOS:

Rua Visconde do Rio Branco, 94- Centro
REFERÊNCIAS- Ginásio de Esportes, Posto Ipiranga e Escola Narciso

quarta-feira, 20 de março de 2013

NOSSO SUPREMO PONTÍFICE



            Nessa semana o mundo todo acompanhou a escolha no novo papa, o chefe da igreja católica. Mas o que a Bíblia diz sobre isso?

            O texto de Mateus 16:18 é usado para defender o estabelecimento do papado, onde se prega que Jesus instituiu Pedro como primeiro papa:

“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...”

            A questão é: a que Jesus se referia ao dizer sobre essa pedra edificarei a minha igreja? A pessoa de Pedro, ou sua afirmação no verso 16?

Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".

            Cremos que a igreja de Cristo é edificada sobre a afirmação que Jesus é o Cristo, o Salvador esperado, e não sobre um homem. Aliás, o próprio Pedro afirma que Jesus é a “pedra” sobre a qual a igreja é construída:

Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.
Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". (At 4:11-12, cf. I Pd 2:4-8)

            E ainda, o papa tem o título de “Supremo Pontífice”, ou supremo “fazedor de pontes”, entre Deus e os homens. Ora, a Bíblia diz que existe apenas uma ponte entre Deus e os homens, Jesus:

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. (I Tm 2:5-6)
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (Jo 14:6)

            Concluímos então, que Jesus Cristo é o nosso Supremo Pontífice, não eleito por um conclave nessa semana, mas por Deus desde os tempos eternos; não anunciado por uma fumaça de chaminé, mas por uma cruz e um túmulo vazio (Ef 1:4-12)!
Pr. Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário